quinta-feira, fevereiro 11, 2010

FC Porto - Académica, 1-0

Final da taça da "cerveja" aí vamos nós.

O FC Porto apresentou-se ontem, no confronto frente à Académica, com uma equipa estruturada mais num 4-4-2 do que no habitual 4-3-3, talvez preparando já a estrutura que habitualmente é utilizada nas competições europeis, e isso foi determinante para uma primeira parte menos conseguida.
A Académica tem uma equipa muito organizada mas não havia necessidade de ter um meio campo tão compacto.

Numa primeira parte muito equilibrada as oportunidades flagrantes de golo foram uma raridade. O FC Porto não tinha no meio campo espaço para criar (nem espaço nem criadores) e na frente Orlando Sá fazia os adeptos sonharem por Falcão.

No segundo tempo o FC Porto entrou muito forte, criando várias oportunidades para desfazer a igualdade, mas aos poucos a Académica foi igualando de novo o jogo e o equilibrio voltava ao terreno.
Jesualdo necessitava de mudar e fê-lo. Colocou Ruben Micael e Varela e tudo mudou. Com mais criatividade o FC Porto ia crescendo e foi dos pés do madeirense que surgiu o passe para o Mariano (???) fazer um golo de belo efeito (a braçadeira faz-lhe bem).

Estava desfeito o empate e o FC Porto estava com um pé na final da taça da cerveja, o único troféu que lhe vai faltando na montra.

A taça da "cerveja" vai ter novamente uma final entre os grandes de Portugal, e o estádio do Algarve vai poder mostrar-se novamente aos portugueses, como um estádio que recebe jogos de futebol. Dia 20 de Março o Algarve vai aquecer, e não é pelo sol que normalmente se faz sentir nesta região.

«Já sabia que a meia-final ia ser difícil, fosse qual fosse o adversário. A Académica foi uma boa equipa hoje. Não me parece difícil motivar uma equipa como a Académica para esta meia-final. Para nós este é o 11º jogo em cinco semanas, temos vindo a ultrapassar as dificuldades. Tal como contra o Paços de Ferreira, tivemos um golo mal anulado, logo aos 15 minutos. Os resultados finais do F.C. Porto não têm sido os que concretizamos dentro do campo.
Sob o ponto de vista global foi um jogo muito bom do F.C. Porto. A saída do Bruno, com uma pancada, obrigou a mexer de forma diferente da que queríamos. Houve empenho e atitude séria. Foi uma vitoria indiscutível. O F.C. Porto teve as melhores oportunidades, a Académica também teve, mas as do porto foram mais e melhores. Foi um bom jogo, entre uma Académica que foi uma boa equipa e o F.C. Porto que foi a espaços.


O lance do penalty, ao minuto 88, de onde estou não vi e ainda não vi as imagens. O minuto 15 vi, mesmo que tivesse demorado muito tempo a mostrar as repetições. Ainda assim, o F.C. Porto sente-se penalizado. Tínhamos feito dois golos e a Académica um, se concretizasse o penalty.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Duas notas finais.

A primeira para solicitar ao Jesualdo Ferreira que, sempre que quiser um Mariano a jogar bom futebol, lhe coloque a braçadeira no braça. Não sei se é pelo facto de ser a braçadeira de capitão ou simplesmente porque alguma coisa lhe aperta o braço e lhe reduz o fluxo sanguíneo no cérebro, o que sei é que o jogador joga melhor quando usa uma braçadeira.

A segunda é para fazer alusão ao comentário do Jesualdo sobre a grande penalidade e sobre o golo anulado. Está tudo dito acerca dos casos. O jogo foi mais do que isso e se vamos pensar em "ses" o golo do FC Porto "muda" primeiro o desenrolar do encontro.

E agora ... vamos ver se marco presença no estádio do Algarve.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

«E agora ... vamos ver se marco presença no estádio do Algarve.»

Como é ???!!! Vais ver se vais?

Bom jogo, boa Académica, vitória sofrida, mas justa do F.C.Porto, com um golo de bandeira do patinho feio.

Abraço