segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Aqui estão elas...

Mais uma acha para esta fogueira que consome de forma fervorosa os adeptos mais inflamados dos dois clubes e outros que tais, que se aproveitam destas situações para proveito próprio, não olhando a meios para atingir os seus propósitos.

Já se sabia, faltando apenas saber o quando, que estas imagens iriam ser colocadas na comunicação social. O julgamento do "povo" é necessário para os intentos de quem divulga as imagens.

«'Têm de sentir que a justiça actua e castiga, têm, por fim, de saber que a justiça divina vem depois, mas, antes, que têm de responder pela justiça dos homens(LFV a 15/03/2009)

Depois de tentarem (e de conseguirem) que estas imagens, que mostram algumas coisas mas que não mostram tudo, influenciassem (se é que é possivel influencir ainda mais) o CD e a sua análise ao caso, e sabendo que as imagens não são admitidas para o caso, e que a tentativa do jornal da queimada em colocar mais três jogadores no caso não foi conseguida, a colocação das imagens para o conhecimento geral, para inflamar ainda mais os adeptos, era uma necessidade.

Pergunto o que fazem os stewards naquela zona? Será que pessoas que não são consideradas agentes desportivos podem frequentar aquele local? Será que é prática comum em todos os campos haver stewards na zona de acesso aos balneários?

Por aquilo que consigo ver os jogadores e equipas técnicas passaram pelo lado que bem entenderam, pelo que a colocação dos stewards naquela zona foi um fiasco ao nivel da orientação. Presumo que o objectivo não seja orientar.
Até porque após a passagem dos jogadores do FC Porto os stewards, e ainda antes da passagem da maioria dos elementos do benfica, abandonam o local e vão para dentro.

Falei num outro post que o video tinha sido montado. Estas imagens provam precisamente isso. Aquilo que é mostrado não é uma sequência real dos acontecimentos, mas sim uma montagem com uma sequência de acontecimentos que interessa mostrar.

Porque é que do túnel de acesso ao relvado se passa para o interior da cabine do FC Porto e depois para um local intermédio já com todos os jogadores na confusão?

Onde estão as imagens que perfazem a sequência destas? Onde estão as imagens que provocam a "alegada chamada" (como diz o Rui Santos) do responsável pela segurança do FC Porto aos jogadores? O que se passa para que aja a "alegada chamada"?

Uma câmara de vigilância faz uma gravação sequencial da zona que "observa". Isto é um facto.

Quem montou e divulgou este video escolheu as imagens que bem entendeu para depois as "soltar" para a praça pública.

Não podem dizer que as outras imagens, aquelas que nós não estamos a ver, não interessam para o caso. Interessam e muito. São nessas imagens que está a provocação e, para não serem divulgadas, é porque mesmo sem som a provocação está nitida e existe. A provocação, ou em linguagem mais corrente, a armadilha.

Tudo vale para se atingir os fins.

7 comentários:

LDP disse...

Desde o momento em que clicas no play até à primeira mudança de enquadratura ves tudo o que se passou, acabando com o Hulk a voltar para tràs, esperando pela equipa de arbitragem e começando a mexer os maxilares em direcçao ao fiscal de linha mais perto, o qual, quando segue os restantes membros da sua equipa é seguido pelo olhar de Hulk e mais alguns movimentos dos seus maxilares. De tao puro que és quando deixas certo material para os paineleiros, calculo que sobre isto ou nao comentas ou vais dizer que Hulk estava apenas a perguntar em que mecanico é que o sòr àrbitro vai mudar o òleo da viatura, presumo.

Jà andas a ficar com comichoes em sitios estranhos...

LDP disse...

Ou também ves aì uma excepcional montagem video?

Unknown disse...

low desert puke

Deixa-me dar-te um conselho. Retira esses óculos que te toldam a vista e te condicionam o cérebro.

Se não sabes daquilo que falas o melhor é ficares calado para não fazeres figuras tristes.
O caso que tanto se fala não tem nada a ver com árbitros.

Dica: Os teus óculos não te deixam ver o steward a seguir o Fernando depois deste ter pontapeado a estrutura do tunel? Deve estar a perguntar-lhe qual é a oficina onde mete o carro, presumo.

Continua a voltar.

LDP disse...

De tao bom analista que és devias preocupar-te verdadeiramente com o facto de nao veres alguém nas imagens mais "chocantes" - ou seja, elementos do Benfica. Ao invés, sob a batuta da porrada, pontapés na manga do tunel, ou hulk que faz um espera ao àrbitro...isso ves, e dizes que ainda assim foi montado.

Quem usa (ou deveria usar) òculos, entao?

Unknown disse...

low desert puke

Se para ti a presença do Rui Costa nas imagens "chocantes" não é "elemento do Benfica" então é porque para além de óculos com cores deves usar outros óculos.

Ou será que o Rui Costa não é ninguém no Benfica. Vindo de um defensor acérrimo do benfica isso até fica mal.

Ouve o meu conselho e tira os óculos. Como te disse toldam-te a vista e o cérebro.

Continua a voltar.

Unknown disse...

low desert puke

Se para ti a presença do Rui Costa nas imagens "chocantes" não é "elemento do Benfica" então é porque para além de óculos com cores deves usar outros óculos.

Ou será que o Rui Costa não é ninguém no Benfica. Vindo de um defensor acérrimo do benfica isso até fica mal.

Ouve o meu conselho e tira os óculos. Como te disse toldam-te a vista e o cérebro.

Continua a voltar.

LDP disse...

Ves como sò dizes as coisas a metade? Esperava mesmo que mencionasses o Rui Costa...Queres falar da parte em que ele abre os braços para pedir calma às pessoas envolvidas nos disturbios, ou queres falar da parte em que ele pròprio se mete no meio da confusao tentando afastar os intervenientes de se esmurrarem ainda mais?

Hà pouco a fazer neste caso. Porque os teus òculos nao sao azuis, simplesmente nao os usas...