sexta-feira, dezembro 11, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão ao encontro frente ao V. Setúbal.

Numa altura em que a equipa está em nitida subida de rendimento e com a aproximação do clássico frente ao benfica, houve a tendência, por parte dos jornalistas, de antecipar este jogo esquecendo o encontro frente ao setúbal.

O jogo

«Nunca antecipámos nenhum jogo, fosse ele da Liga, da Taça ou da Champions. Por isso a nossa preocupação agora chama-se V. Setúbal. A nossa atitude e comportamento sempre foram assim. Nunca houve, nem nunca vai haver, nenhuma projecção de um jogo posterior ao jogo que temos a seguir»
«O objectivo é V. Setúbal. Desde que acabou o jogo de Madrid, concentramo-nos em recuperar os jogadores e treinar com intensidade a pensar no V. Setúbal. É um jogo mais difícil de preparar do que outros porque tivemos menos dias para o fazer.»

O adversário
«O V. Setúbal, pela classificação que ocupa neste momento, ainda é mais difícil do que seria uma equipa com uma classificação melhor. É um clube histórico do futebol português, que não está a passar um bom momento»
«Vai jogar com as armas que tem. Não sei qual é o modelo que vai utilizar, mas sei que tem um treinador experiente, com grandes qualidades humanas e técnicas, que fez um excelente trabalho em Leiria. Por tudo o que o jogo envolve o V. Setúbal será uma equipa reforçada nas capacidades físicas, mentais e tácticas.»
«É um adversário com grandes tradições no futebol português e que nos obriga a ser uma equipa séria e competitiva. Temos de ser o Porto: o Porto na sua intensidade, o Porto na sua exigência, o Porto na sua seriedade competitiva.»

A equipa que vai jogar
«Vocês é que entenderam mal. Perceberam Varela e era Valer. Mas posso garantir que no domingo vai jogar Varela»
«O Valeri fica de fora. Está com gripe, está doente e não está em condições de jogar. É pena porque já não é a primeira vez que ele interrompe o percurso normal de treino e sai prejudicado por isso»

O mercado de inverno
«Agora na altura das festas vai toda a gente ao mercado, de certeza. O F.C. Porto tem uma estrutura muito grande e essa pergunta não tem uma resposta objectiva.»
«Estes jogadores foram escolhidos pela equipa técnica e pela administração. Visam projectar o futuro próximo, de seis meses, mas projecta também o futuro à distância de um ano ou dois anos.»
«É bom recordar o caso de Fernando, por exemplo. Há outros que estão no mesmo nível. O mais importante para nós é fazer um diagnóstico seguro e certo do rendimento dos jogadores.»
«Em Janeiro vamos ter oito jogos, sendo que entre o dia 2 de Janeiro e o 3 de Fevereiro vamos fazer nove jogos. Tenho de pensar nisso e projectar essa realidade para quando chegar estarmos preparados para ela»

A evolução da equipa
«À medida que o F.C. Porto foi ganhando mais jogadores, e aqui digo jogadores com capacidade de entrar e render, vai ganhando mais soluções e a competitividade aumenta. É isso que é necessário acontecer. Nem todos podem jogar ao mesmo tempo, mas é necessário todos estarem preparados para o fazer.»

As declarações de Platini
«Ele deve ter sabido entretanto que o Apito Dourado acabou. Às vezes antecipamo-nos e morremos pela boca ao dizer coisas que não sabemos e das quais não temos conhecimento. Até personalidades como o Platini se enganam.»

Hulk e as declarações da imprensa espanhola
«O Hulk fez um jogo muito melhor em Madrid em Fevereiro do que fez agora. A diferença é que agora marcou um golo. Os golos e os resultados finais influenciam decisivamente as avaliações que são feitas. O Hulk fez jogadas fantásticas, marcou um golo e as pessoas ficaram enamoradas.»
«Essa não é a avaliação que eu faço, nem o que foi dito corresponde à milha avaliação. Já saí bem mais zangado de jogos em que ganhámos do que outros em que empatámos.»

E Bruno Alves?
«Agora lembraram-se que Bruno Alves é quem mais salta na Europa...»
«O que interessa para mim é eficácia. Em oito jogadas dentro de uma partida um jogador tem a bola em média dez segundos nos pés. Se faz três passes errados fica marcado pelas pessoas. Mas a avaliação que eu tenho que fazer é mais ampla do que isso. As vossas avaliações não são iguais às que eu faço.»
«Um jogador por jogo tem em média um minuto e meio a bola nos pés. Então e o que fazem durante os outros 88 minutos e meio que estão dentro do campo? Tem tarefas a cumprir. Tarefas ofensivas, defensivas, de pressing, enfim. Por isso as avaliações dos treinadores têm de ser feitas partir de um quadro diferente.»
«Agora em Espanha lembraram-se que é o jogador que mais salta na Europa. Foi avaliado por um salto que fez no ataque. Mas é um defesa e é na defesa que tem de acertar. Aqueles saltos já eu vi fazer não sei quantas vezes.»

(in MaisFutebol)

O jogo é no domingo, às 20h15 e tem transmissão na SportTv.