domingo, dezembro 27, 2009

Dakar

«O mítico rali todo-o-terreno Dakar, cuja 32.ª edição arranca sexta-feira, vai "invadir", em 2010, pela segunda vez os desertos e planícies sul-americanas, novamente por alegada falta de condições no continente africano.

Do lado dos portugueses, Carlos Sousa e Miguel Barbosa, os principais pilotos lusos de todo-o-terreno, regressam ao Dakar em Mitsubishi, depois de terem falhado a estreia sul-americana, em 2008, devido à falta de patrocínios e apoios financeiros, enquanto, nas motos, Ruben Faria (KTM) e Hélder Rodrigues (Yamaha) voltam a defender as cores nacionais na Argentina e no Chile.

A 29 de Dezembro, têm início as verificações técnicas e administrativas, em Buenos Aires, e a largada acontecerá sexta-feira, terminando na capital argentina a 17 de Janeiro.

O Dakar2010 vai ter cerca de 9000 quilómetros, 4810 dos quais cronometrados, num total de 14 etapas e um dia de descanso: participam 235 pilotos em carros, 186 em motos, 32 em moto-quatro e 81 em camiões, oriundos de 47 países.»

(in O Jogo)

A maior prova de todo terreno, conhecida internacionalmente como Paris-Dakar, foi aos poucos largando a tradição que tinha. Por culpa das condições de segurança (a falta delas) no continente africano a prova passou o ano passado a ser disputado na America do Sul. Esta passagem de continente aconteceu depois da prova ter sido cancelada, pelos motivos apresentados, quando já tinha de nome Lisboa-Dakar.

Este ano voltamos a contar com a presença portuguesa de excelente condutores que vão tentar conseguir atingir posições de topo.

Para acompanhar a partir de 01-Janeiro-2010.

Sem comentários: