terça-feira, dezembro 15, 2009

Baseado em quê?

«Espero que seja um grande espectáculo de futebol, que prevaleçam os valores da ética desportiva e do fair-play. Estão reunidas todas condições para ser um grande jogo de futebol e um grande espectáculo. Temos uma Liga extraordinariamente competitiva, com mais adeptos nos estádios e mais share nas audiências televisivas»

(Hermínio Loureiro in A Bola)

Tenho de concordar com o presidente da Liga de que estão reunidas todas as condições para o Benfica-Porto ser um excelente jogo de futebol. O FC Porto tem a qualidade que conhecemos e o Benfica é o "melhor dos últimos 20 anos".

Não consigo compreender como é que ele pode afrimar que temos uma liga extraordinariamente competitiva. Deve ser pela diferença que se regista entre os dois primeiros e o terceiro classificado (1 ponto), porque se for mais para trás então temos 9 pontos entre o quarto e o primeiro e 11 pontos entre o quinto e o primeiro. Se formos a ver os desempenhos ao longo dos últimos anos a competitividade também ão é muita, ou não tivessemos nós uma equipa tetra-campeão.

Depois a revelação das revelações é termos mais adeptos nos estádios e ao mesmo tempo mais share televisivo. Será que sou eu que estou a perceber mal ou os dois conceitos não podem nunca estar directamente ligados. As pessoas ou vão aos estádios ou vêm em casa, as duas parece-me dificil. Mas ele é que sabe, deve ter dados para basear estas afirmações.