quinta-feira, dezembro 03, 2009

Fala Jesualdo ...

Depois do reencontro com as vitórias, no jogo frente ao Rio Ave, e da equipa estar a dar mostras da reabilitação com o futebol de qualidade, o próximo adversário é o Guimarães.

Jesualdo Ferreira fez, ontem, a habitual antevisão do encontro.

O jogo
«O jogo vai ter um grau de competitividade maior do que frente ao Rio Ave e num terreno mais difícil porque a chuva toca os relvados todos. É um jogo num momento importante e que nos obriga a ser melhores. Vamos ter de ser uma equipa mais agressiva, mais potente e sobretudo mais assertiva.»

O Guimarães
«O V. Guimarães não tem hipótese nenhuma de ser uma equipa defensiva. O público de Guimarães não deixa. Vai ser um jogo em divisão permanente, no qual as transições são fundamentais.»

A "táctica"
«É importante sermos agressivos, pressionantes e rápidos nas transições. É importante também ter uma eficácia boa na finalização. Conseguimo-lo nos dois últimos anos e estou seguro que o vamos conseguir de novo. F.C. Porto está melhor, mas tem de estar ainda melhor em Guimarães.»

A evolução da equipa
«Não sou capaz de emocionalmente passar uma ideia que verdadeiramente não a sinta. Nesta altura os jogadores do F.C. Porto já se conhecem melhor, já falam uma linguagem mais comum e aquilo que produzem em campo já é muito do que trabalham durante a semana.»
«Nós na vida temos de ser de vez em quando actores. Há actores com sentimento e actores sem sentimento. Eu sou um actor com sentimento.»
«O grupo moraliza-se e acredita mais no que produz. Há um conjunto de factores que se reúnem para o sucesso e não tenho dúvidas nenhumas que o vamos ter.»

A renovação do capitão
«O Bruno Alves tem o seu processo em andamento há muito tempo. Nesta altura acho que só falta formalizar a renovação.»
«Sempre disse que é complicado ver sair os melhores jogadores. Já saíram muitos, nem por isso deixamos de existir ou deixamos de nos apurar para os oitavos da Champions. Ter o Bruno Alves connosco é bom. É um jogador que se formou no Porto, que cresceu no Porto, que se afirmou no Porto, no país e no Mundo.»

Que equipa para amanhã?
«A evolução da equipa vai ditar leis. Quando acontecem momentos em que os jogadores não estão lá, o próprio jogo atropela-os. Com os jogadores disponíveis e com os jogos que temos em Janeiro e Fevereiro, ninguém pode andar distraído.»

O núcleo da equipa
«Nenhuma equipa para jogar bem pode deixar de ter rotinas e sistematizações colectivas. Isso consegue-se a treinar e a jogar. Nenhuma grande equipa do Mundo deixa de ter um núcleo duro de seis ou sete jogadores. Isso é que permite que não se perca rendimento.»

Critérios que influênciam as mudanças
«O primeiro critério é equipa, o segundo é alternativas à equipa, o terceiro é premiar, o quarto critério é punir.»

(in MaisFutebol)

O jogo é amanhã, dia 04 de Dezembro, às 20h15 e vai ter transmissão na SportTv.