quarta-feira, março 31, 2010

A reter ...

Da entrevista que o presidente do FC Porto deu ontem na RTP1, e que foi o terceiro programa mais visto do dia, ficando mesmo acima da entrevista que o presidente do clube do regime dava à mesma hora na SIC, existem três coisas que vale a pena reter.

1- «Vou recandidatar-me (...) Quero mostrar que vou voltar a ganhar cá e lá fora (...) Também tenho o sonho de criar o museu do F.C. Porto e torná-lo o museu mais visitado do F.C. Porto.»
Acabou o tabu acerca deste assunto. O presidente portista mostra que ainda não está acabado para o clube e que ainda quer mais titulos.

2- «Será uma indemnização de várias dezenas de milhões de euros (...) Temos esse direito. Podemos não ir à Liga dos Campeões, e não tenho dúvidas que a diferença de cinco pontos para o segundo lugar não é alheia à ausência do Hulk. Só este ano recebemos 17,5 milhões. Por isso a indemnização será superior.»
A indemnização que o FC Porto vai pedir vai ser dura para a Liga de Clubes.

3- «Duas altas figuras da Liga comunicaram-me que Hermínio Loureiro esteve quatro horas a tentar ligar para o presidente da Comissão Disciplinar, que quando conseguiu falar com ele lhe disse que se devia demitir, e que Ricardo Costa não se demitiu.»
Já tinha ouvido esta dita por outra pessoa, mas como era um dos candidatos à presidência da Liga não se deu muita importância. O que é certo é que por norma os responsáveis pelos departamentos é que se demitem e nunca os responsáveis máximos pelos organismos.

Em relação ao treinador do ainda campeão nacional Pinto da Costa foi, como hábito, vago. Já no passado o tabu em relação a Jesualdo durou até ao final da época, este ano não será novidade. Uma diferença. O ano passado o treinador ia ser campeão, este ano não.

«O Jesualdo Ferreira desde que chegou ao F.C. Porto foi sempre contestado. Mais vale cair em graça do que ser engraçado. Mas não estou a dizer que vai cumprir contrato até 2011, não queira colocar palavras na minha boca. O Mourinho tinha contrato e foi embora. No fim do ano vamos ver»

2 comentários:

Anónimo disse...

simulador e o assessor

No último SLB x Braga, um dos aspectos que provocou alguma polémica foi a habilidade de Di Maria para a arte dramática, com diversas encenações e provocações, as quais começaram logo aos 4 minutos, quando simulou uma pretensa falta de Filipe Oliveira.

O que disseram os ex-árbitros do 'Tribunal de O Jogo'?

Jorge Coroado: "Não houve infracção de Filipe Oliveira, que jogou somente a bola e só o teatro de Di María obrigou a que o árbitro assinalasse falta inexistente"

Rosa Santos: "Não existe falta de Filipe Oliveira mas é altura de Di María deixar certos teatros de lado, porque não levam a lado nenhum"

António Rola: "Filipe Oliveira só jogou a bola, não cometendo qualquer infracção"


"O Benfica está a dar uma de inocente e vítima, mas é a equipa que mais insulta os adversários. Um amigo meu que joga noutra equipa diz que também foi assim contra eles. [Di María] Passou o jogo a fazer biquinho, mandar beijinhos, atirar-se para o chão e a virar o árbitro contra nós. Eu tenho esposa e não quero os beijos dele."
Mossoró, 27/03/2010

"[Di María] Tem um talento tremendo, mas não precisa de fazer este papel. Se houvesse rigor, ele não acabaria o jogo"
Carlos Freitas, 27/03/2010


Surpreendentemente, ou talvez não, quem veio em defesa de Di Maria foi António Rola que, como é sabido, já tinha trabalhado como assessor do Benfica para as questões de arbitragem e que esta época retomou essa colaboração, mas segundo o próprio em moldes diferentes, dado que "as reuniões com o plantel, para falar sobre as leis e situações do jogo, são pontuais e não assíduas".

E o que disse o assessor do SLB sobre Di Maria, no passado dia 28 de Março, na festa de inauguração da nova imagem da Casa do Benfica de Samora Correia?
"Di María é um jogador muito tecnicista e muito leve. Um toque suave nele pode ter tanto impacto como um toque mais forte no Cardozo. Não está em causa a intensidade. Ele não simula, nem é anti-desportista. É irreverente e essa irreverência faz falta ao futebol."

Que lindo, até fiquei comovido com a clarividência deste ex-árbitro de 53 anos...
É de homens com esta isenção que o futebol português precisa!
Aliás, é uma pena este Rola já ter 53 anos, senão o jeito que ela daria a apitar como uma águia... perdão, como um passarinho livre de influências nefastas...

P.S. A arbitragem do sueco Jonas Eriksson no SLB x Liverpool foi de mestre. Transformar o vermelho a Luisão em amarelo e, no sururu que se gerou logo a seguir, expulsar Babel, colocando os reds a jogar com menos um a cerca de uma hora do fim do jogo, é de artista. E, para que a viragem no resultado se consumasse, ainda anulou um golo ao Liverpool e assinalou dois penalties a favor dos encarnados. Foi uma arbitragem em grande, ao nível das que de melhor vimos esta época a outros "artistas" do apito, como Lucílio Baptista, Bruno Paixão, Olegário Benquerença ou João Ferreira. Com arbitragens destas, não tenho qualquer dúvida que o SLB está a caminho de vencer a Liga Europa. Só gostava de saber se ainda existem funcionárias loiras e bonitinhas no Elefante Branco...

In Reflexãoportista

Anónimo disse...

quarta-feira, 31 de Março de 2010
"O aguia do graveto"


Será que o PGR vai ler este livro?

O livro "obscuro", com que Pinto da Costa presenteou Judite Sousa no final da entrevista de ontem, é um romance que, de acordo com a sinopse do livro, conta a história do senhor F, um reputado empresário e dirigente desportivo, que nunca se dá a conhecer em discurso directo para preservar as aparências, mas que manipula todos os acontecimentos, em prol do graveto, que é o que o move.

Na crítica ao romance existente no site do autor é dito: «Os criminosos continuam a operar livremente; a polícia e a justiça cumpriram o seu papel e justificaram a sua existência num dialéctico “faz de conta”; e a satisfação dos mercados continua em pleno a garantir a todos uma remuneração aliciante!»

Ainda não li o livro, mas dizem-me que o romance conta a ascensão de um tal "Ferreira" no comércio de pneus e de como ele conseguiu subir na vida.
Pela amostra, talvez dê um bom guião para um filme...
E o procurador-geral da república, já terá mandado comprar o ‘O Águia do graveto’?
Recordo que aquando do ‘Eu, Carolina’, Pinto Monteiro mostrou bastante interesse e assegurou que ia ler o livro.

In Blogue Reflexãoportista