terça-feira, março 09, 2010

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão do encontro desta noite, frente ao Arsenal, a contar para os oitavos de final, da maior competição de clubes.

«FCP: Como está o ânimo da equipa depois do último resultado para o campeonato?
Jesualdo Ferreira:
Quando as coisas às vezes não correm bem, a melhor forma de as alterar é jogar.

FCP: Que diferenças espera encontrar entre este Arsenal e aquele que esteve no Dragão?
JF:
Este será um jogo que se disputa por diferença de golos. A grande diferença traduz-se no ambiente, que será de grande festa e de grande exaltação. Mas a estrutura da equipa e a forma como encara os adversários não vai mudar muito.

FCP: Nem mesmo com a ausência de Fábregas?
JF:
Os processos dependem do colectivo. Não é a ausência do Fábregas ou de outro qualquer que vai alterar a forma como o Arsenal encara todos os jogos.

FCP: Partir em vantagem faz com que a prioridade do FC Porto seja não sofrer golos?
JF:
É um jogo que se disputa por diferença de golos e que temos de disputar durante 90 ou 120 minutos. Temos confiança no que somos capazes de fazer. Com o nosso espírito e com o espírito do Arsenal, será um jogo dividido. Esperamos um Arsenal forte e será um jogo definido por detalhes. A equipa do Arsenal é muito rica e nós também temos detalhes fortes. Temos consciência da qualidade do adversário, sabemos que é difícil jogar aqui, mas sabemos que temos armas para jogar aqui. Nestes jogos a eliminar há também que ter tacticamente um conjunto de adaptações aos regulamentos da prova. A nossa posição é clara. Vamos discutir este jogo, pois só assim podemos discutir o resultado.

FCP: O facto de o Arsenal ter de marcar pelo menos um golo é vantagem para o FC Porto?
JF:
Não creio. É uma diferença de golos, como disse, mas um golo é pouco para conferir alguma vantagem a quem ganhou. Por essa razão, temos de encarar este desafio como se fosse um novo, com um resultado importante que é a passagem. No ano passado estivemos nos quartos-de-final e o objectivo é repetir este ano. Vamos lutar até aos limites para o conseguir.

FCP: Mas a história do FC Porto em Inglaterra não é muito positiva…
JF:
Há sempre uma primeira vez. Este será o sexto jogo com o Arsenal. Nos cinco realizados anteriormente, o FC Porto venceu dois, perdeu dois e empatou outro. Amanhã é uma eliminatória que nunca fizemos e as chances estão abertas para as duas equipas.

FCP: Acredita que vai ter um FC Porto «à Porto», como muitas vezes gosta de referir?
JF:
O FC Porto tem vindo a ser alterado ao longo dos anos. O que se pretende no futebol actual é que se consiga chegar onde se quer com essas mudanças. Esse FC Porto «à Porto» já surgiu em muitas ocasiões e espero que surja novamente amanhã. Mas muito mais do que lutar, também é preciso jogar.»


(in site FC Porto)

O jogo é há hora dos campeões (19h45) e tem transmissão na RTP1.

Sem comentários: