segunda-feira, março 08, 2010

Não deveria ser ao contrário???

«Não tenho problema algum em dizer que defendo Portugal com amor. Foi um país que me ajudou muito e ao qual devo muito. Claro que sou brasileiro, todos o sabem, e amo também o meu Brasil. Primeiramente, sou brasileiro, mas agora sou português também e no coração cabem os dois países»

(Liedson in MaisFutebol)

Será que sou apenas eu a pensar assim ou este discurso do Liedson não é o de quem se nacionalizou português?

Ser contratado para jogar numa equipa não é o mesmo do que jogar na selecção de um país, por mais que haja gente que quer igualar as duas situações.

Mudar de nacionalidade é renunciar a uma outra. Não estamos aqui a falar de um individuo que tem dupla nacionalidade, este sim, que pode, e deve, defender as duas. Mudar, não é dizer que "sou brasileiro, mas agora sou português". mudar é dizer "SOU PORTUGUÊS", não quis ser brasileiro, ou argentino, ou mexicano, ou espanhol, quis ser e SOU português.
Amo o Brasil (pode dizer-se) ... mas sou português.

Cada vez mais me parece uma nacionalização apenas com o objectivo da auto-promoção.

Sem comentários: