quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Man City - FC Porto, 4-0

O FC Porto foi eliminado nos 16 avos-de-final da Liga Europa. A missão era muito complicada depois da derrota no Dragão (1-2) e o duplo erro de Otamendi na primeira jogada ainda complicou mais. A sagacidade de Agüero valeu o golo mais rápido esta temporada na competição e praticamente atirou o campeão nacional e da prova ao tapete, a frio. O City entregou a bola aos dragões, esperou pelo rival no seu meio-campo e foi controlando os tempos, conseguindo mesmo assim algumas ocasiões para acabar de vez com a eliminatória, sempre em transições rápidas e com o genro de Maradona como referência. O que os ingleses perdoaram no primeiro tempo não perdoariam no segundo e chegaram ao 4-0 final. (in MaisFutebol)
Não tenho vontade de comentar este jogo. A missão do FC Porto era dificil, a palavra impossivel também se poderia colocar neste texto, ou tal como dizia um amigo ... "deviamos ter contratado o Tom Cruise".

Verdadeiramente impossivel ficou depois do erro de Otamendi logo aos 19 segundos de jogo.

Mas o FC Porto, tal como grande equipa que é, não baixou os braços e foi para cima do City. Literalmente para cima dos ingleses, que mais se pareciam italianos, tal a forma como abordaram o jogo. Ir para cima não significa marcar golos e foi aqui que esteve a diferença.

Perder é sempre dificil, especialmente para nós, adeptos que estamos habituados às vitórias, neste e noutros palcos. Perder por uma diferença de 4 golos é ainda mais dificil. Uma diferença que não espelha em nada o que foi o jogo. Quem não viu pode dizer que o City é grande equipa e que goleou o FC Porto. Quem viu só pode dizer que o FC Porto não merecia. O futebol, como qualquer desporto, nunca é para quem merece, é para quem marca. Vitórias morais não contam.

«O resultado é uma mentira, eles fizeram quatro golos a partir do momento em que nos ressentimos do 2-0. Com a lesão e a expulsão desorganizámo-nos e eles aproveitaram bem. Acabaram por golear, num jogo em que nem sequer mereciam ganhar.» (Vitor Pereira in MaisFutebol)
 «Foi uma noite boa para nós, mas nada fácil. O Porto é uma das melhores equipas da Europa e jogou muito bem. Talvez 4-0 seja exagerado. Marcarmos cedo foi importante, porque depois disso o Porto jogou muito bem e mostrou que é uma equipa forte. Teve muita posse de bola, e não é fácil jogar contra equipas com esse estilo. Tivemos algumas ocasiões que não convertemos e quando isso acontece podemos enfrentar alguns problemas» (Mancini in MaisFutebol)
Está na altura de lamber feridas e de olhar em frente. Acabada que está esta competição é altura de olhar em frente e seguir caminho. O campeonato está a um passo de distância. Dar este passo em condições é de vital importância. Não há margem para erros. Aprendam isso e sigam em frente.

Sem comentários: