quinta-feira, novembro 29, 2007

Liverpool - FC Porto, 4-1

Uma derrota por números expressivos não merecia ser a sina do FC Porto neste jogo a contar para a 5ª ronda da liga dos campeões.

Verdade seja dita que até ao primeiro golo do Liverpool o ataque à baliza portista era uma constante e mais cedo ou mais tarde o golo havia de surgir. O FC Porto não estava a conseguir ter a posse de bola e o Liverpool atacava sempre com perigo.
Depois do golo o FC Porto conseguiu acertar os passes e a ocupação do espaço e o Liverpool foi obrigado a recuar as suas linhas. O golo do FC Porto era também um acontecimento esperado, depois de os jogadores portistas terem uma maior cadência ofensiva. O 1-1 era o resultado justo e sendo assim estava refeita a justiça.

Depois o FC Porto podia ter congelado o inferno de Anfiel Road mas tanto Quaresma como Lisandro não foram capazes de colocar a bola na baliza. O FC Porto mostrava que era uma equipa de topo e fazia tremer os ingleses.

O minuto 76 marca a mudança. Foi o balde de água fria que congelou os jogadores e os adeptos portistas, os que estavam nas bancadas e os que estavam em casa. A partir daí foi uma sequência de lances "infelizes", e uma derrota com cheiro a goleada.

O primeiro lugar do grupo não está em causa, aliás é uma certeza neste momento, e a passagem à segunda fase da liga dos campeões só depende de nós. Uma vitória em casa no dia 11 de Dezembro frente ao Besiktas dá o primeiro lugar do grupo, um empate dá na mesma a passagem à segunda fase.

Há dias assim. Uma derrota tem de ser apenas isso, uma derrota. Todos sabemos que perder por 1 nunca é o mesmo do que perder por dois ou três, mas neste momento já não podemos pensar nisso. O jogo com o Benfica é já daqui a 2 dias e tem de ser para ganhar.

Perguntas sem resposta ...
Estas são algumas das perguntas que gostava de fazer ao Jesualdo Ferreira.

- Porque é que se coloca o Kaz e o Mariano e se tira o Maeireles e o Tarik? O Meireles e o Tarik estavam em alta, vêm a fazer bons jogos, o Kaz tem jogado pouco e o Mariano nunca mostrou ter lugar na equipa.
- Porque é que se coloca o Stepanov em detrimento do Pedro Emanuel? O Pedro Emanuel jogou bem contra o Setúbal, deu confiança à defesa, não sofremos golos.

Sinceramente à coisas que não consigo compreender.

1 comentário:

Ka disse...

MArco,

Ando farta de dizer que este treinador não é para nós...acredita! Tem mentalidade de equipa pequena!
Sabes qual acho que foi o raciocício? Poupar jogadores para sábado...só pode ser isso! Eu nem queria acreditar quando vi a equipa. Tínhamos possibilidade de ganhar este jogo com facilidade mas ele gosta de complicar...

beijinho e um bom dia

ps - Espero que ele não tenha mais ideias peregrinas no fds