segunda-feira, novembro 19, 2007

21º Mergulho - Zimbral

Domingo, 18 de Novembro 2007
Zimbral, 14,6 metros, 59 minutos

O tempo estava a mudar, as previsões davam, ou melhor dão, chuva e vento para toda a semana. A única aberta era mesmo no Domingo e como não podia deixar de ser lá fomos na experança de que o mar estivesse em condições para um bom mergulho. E ainda bem que fomos.
O tempo começou a ficar mais frio do que tinha estado até então e isso tornava as expectativas para um dia bom muito em baixo, mas à medida que nos iamos encaminhando para o local de mergulho as expectativas foram aumentado. O vento que devia existir era praticamente nulo e a ondulação enexistente.

A água estava um expectáculo. Com uma temperatura a rondar os 19º e uma visibilidade de 7/8 metros, coisa que não é muito natural, pricipalmente em Novembro.

Quando iniciámos o mergulho, logo na descida deu para verificar que se via muito bem. A meio já se conseguia ver o fundo e olhando para os lados via-se muito bem.

A concentração de peixe era muita e variada o que torna sempre um mergulho agradável. A zona era como de costume cheia de pedra e isso também torna o mergulho produtivo porque existe muita coisa para ver.
A registar ficou o polvo, a concha da buzina e as douradas na pedra.

O polvo - estava numa pedra e quando foi tocado largou a habitual tinta. Já tinha presenciado um polvo a largar tinta, mas na superfície, nunca debaixo de água e o engraçado é a tinta ter ficado compacta numa espécie de bola, quase como se não se misturasse com a água. Depois aos poucos foi-se diluindo até desaparecer por completo. A ideia que me veio logo à cabeça foi a do azeite.

As douradas - estavam debaixo de uma pedra. A registar não é o facto de haver douradas, mas sim o tamanho que elas tinham. Tão grandes que com a incidência da luz mal conseguiam nadar direitas. Fui vê-las através de um outro buraco e aí mais de perto pude confirmar mesmo o seu tamanho. Eram enormes e lindas.

A concha - foi a primeira coisa que trouxe para casa como recordação dos mergulhos. Não fui eu que a vi mas foi-me oferecida ainda debaixo de água. Uma concha de uma buzina (um búzio grande), linda, e que vai ficar uma maravilha lá em casa. Assim que tiver uma oportunidade tiro umas fotos e coloco aqui.

Foi assim mais um dia de mergulho. Espero que para a próxima vez já possa levar o meu colete.

2 comentários:

C Valente disse...

Pelos visto, foi um bom mergulho, deverá ser muito fascinante
Saudações amigas

Mocho Falante disse...

Como eu invejo (no bom sentido) estas tuas aventuras...quem me dera ter coragem para tal

abraços