sábado, novembro 03, 2007

FC Porto - Belenenses, 1-1


Foi à nona jornada e frente ao clube de Belém que o FC Porto perdeu os primeiros pontos da época em curso.
O FC Porto marcou primeiro, por Helder Postiga, em posição irregular. O avançado portista beneficiou de um corte/passe de Paulo Assunção e rematou bem, voltando assim aos golos. O Belenenses marcou por Zé Pedro que com um toque subtil conseguiu fazer passar a bola por cima de Helton.

O FC Porto após estar à frente no marcador começou demasiado cedo a pensar no jogo para a Liga dos Campeões e a gestão, que deveria ter sido pensada apenas para a segunda parte, começou a ser feita demasiado cedo, com a equipa portista a reduzir muito a intensidade do jogo, permitindo que o Belenenses pudesse pensar que conseguia sair do dragão com pontos.

O Belenenses, uma equipa muito bem organizada defensivamente, que chegou ao Dragão com a lição defensiva muito bem estudada, queria retardar o mais possivel o golo portista e no caso de marcar, defender a todo o custo o resultado. Foi precisamente aquilo que aconteceu, chegando a estar 11 jogadores atrás da linha da bola e quando a recuperavam apenas lançavam 1 homem para o ataque.

O FC Porto tentou de tudo para marcar o segundo golo, mas não teve sucesso, perdendo assim os primeiro 2 pontos do campeonato.
Para além de ter perdido pontos o FC Porto perdeu também a possibilidade de utilizar Lucho no jogo com o Marselha. O médio portista saiu lesionado, logo nos minutos iniciais da partida. Aliás a lesão de Lucho e a sua consequente saída do jogo contribuíu em larga escala para a desorientação que a equipa portista mostrou, e a entrada do Leandro Lima, um jogador que tanto tenho defendido, não veio adicionar nada ao jogo. O Leandro Lima mostrou uma grande entrega e uma vontade muito grande de correr mas esteve demasiado agarrado à bola.
A entrada do Tarik veio dar mais dinâmica ao ataque portista, levando-me a fazer novamente a pergunta, porque não entrou Tarik de inicio.

Os dois pontos perdidos neste jogo são apenas isso mesmo, 2 pontos, que não colocam de forma nenhuma o primeiro lugar em risco e até vai tornar as coisas mais interessantes. O FC Porto tinha de perder pontos alguma vez, pena ter sido em "casa".

Segue-se na Terça-feira o jogo para a Liga dos campeões frente ao Marselha. Espero que se redescubra o caminho das vitórias.

Sem comentários: