sexta-feira, julho 02, 2010

Comparações ...

«Eis André Villas Boas. A estrada de Avintes repete-se, o Olival acorda com a pacatez habitual, céu cinzento sobre o relvado do Centro de Treinos. No início de uma nova era no F.C. Porto, o treinador foi cabeça de cartaz, conquistando os jogadores na apresentação. Saltou a bola desde o primeiro momento. Com ele, será assim. O novo técnico portista evita as comparações com José Mourinho, mas aquela realidade, jogadores agarrados ao esférico desde a primeira hora, transporta o observador comum para a escola do Special One. Fica a referência, apenas isso.»

(in MaisFutebol)

Vai ser assim durante muito tempo. Faça o que fizer André Villas Boas vai sempre ter como sombra o "fantasma" Mourinho.

Mas afinal qual é o problema?
Se uma comparação com Mourinho significar titulos nacionais e internacionais não vejo o problema de se fazerem comparações.

Mas o próprio AVB tenta afastar essas comparações. Provavelmente porque quer criar uma identidade sua, própria do seu estilo. E isso não tem qualquer problema, acho bem que o faça. Mas neste momento Mourinho é uma referência no futebol, é um "study case" que deve ser estudado e imitado. Acho mais meritório que um treinador assuma as referências que tem do que as renegue como se de peste se tratasse.

A nossa personalidade reflecte sempre as nossas vivências. O nosso conhecimento é adquirido com as nossas aprendizagens.

Quanto mais depressa AVB compreender essa situação, mais depressa o "seu fantasma" vai embora.

Para esta nova época que agora começa eu digo. Compara-te a ele e ... ganha.
Pode ser apenas o campeonato, mas se quiseres chegar à Liga Europa eu também não fico nada chateado :)

1 comentário:

Anónimo disse...

[url=http://aluejxfttk.com]xZvLVMfSoxTxL[/url] , LpNMaRuEJDG - http://iluubcb.com