terça-feira, setembro 22, 2009

Foi você que pediu ... um cartão do cidadão

Faz hoje precisamento 12 dias que fui tirar o cartão do cidadão, sim que este marinheiro já aderiu às novas tecnologias :), e estou aqui a indicar que faz 12 dias porque foi hoje que o fui levantar.

Um cartão todo "pipi", com uma série de números lá colocados, e com mais uma parafrenália de coisas que não sei bem para que servem, nem se alguma vez vão servir.

Fica registado o facto de termos de decorar um "pin", mais um a juntar ao conjunto de coisas a memorizar, para quando formos mandados parar pela autoridade e estes quiserem saber a nossa morada. Antigamente perguntavam e a malta dizia, porque o B.I. também não tinha essa informação, mas agora é tudo mais simples, eles perguntam, nós dizemos o código e a morada é vista. Isto claro se tiverem o dispositivo para ler cartões.

Outra situação nova é a assinatura digital. Podemos activar a assinatura digital que serve para assinar documentos na internet. Ui ... muita à frente. MAS, sim porque há sempre um MAS, temos de ter um dispositivo para ler os cartões.
Ora para que raio quero eu, que navego muito na internet e já me estava a ver a assinar os e-mails e outras coisas, uma possibilidade de ter assinatura digital se depois não tenho o dispositivo.
Não activei. Não faz mal, diz a funcionária, acho que ninguém tem este dispositivo (e quando fala em ninguém é nas instituições públicas).

O que é certo é que quando o fui fazer demorei uns 20 minutos na Loja do Cidadão de Tavira, e para o levantar outros tantos. Queria ir há loja de Faro apenas para ver os uniformes que tanta confusão deram, mas a de Tavira estava mais perto.
Por isso tenho de louvar este novo conceito de loja que simplifica as coisas.

Ah! É verdade. E como para a semana temos eleições o número de eleitor também está neste cartão. Mas de momento não dá para ver porque não tenho ... (não percebi o que a senhora disse mas também não perguntei, se não dá, não dá) e por isso ainda fiquei com o cartão de eleitor antigo e é com esse que ainda vou votar.

Agora que tenho toda a informação num só cartão quero ver quantas vezes é que vou usar essa mesma informação. Parece-me que vamos continuar a usar apenas o número do B.I. e o de Contribuinte, que como já os sabia de cor nem vou puxar pelo cartão. A ver vamos.