quinta-feira, setembro 24, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão ao jogo que o FC Porto vai ter este sábado, frente ao Sporting.

Foram abordados vários assuntos, alguns deles que nada tinham a ver com o jogo, mas Jesualdo abordou todos da mesma maneira, com frontalidade.

O próximo jogo
«Não podemos alterar aquilo que está determinado em termos de calendário. O espírito é bom, está feito o balanço, está feito o trabalho, estamos preparados para o jogo. O Sporting é o adversário ideal porque é o próximo»
«Que eu saiba, o F.C. Porto não perdeu dois jogos seguidos na Champions ou na Liga. O F.C. Porto perdeu um jogo no campeonato. É isso que temos de discutir. At. Madrid? Quando chegar a essa altura, falaremos desse jogo. Não vamos sentido estar a discutir coisas que ainda não aconteceram.»
«O clube, os jogadores e os treinadores não convivem bem com as derrotas. Os jogadores entenderam. Julgo que sábado o F.C. Porto vai jogar contra o Sporting com uma atitude melhor que em Braga. O F.C. Porto sempre respondeu bem a maus momentos. Parece que não vale a pena ganhar três campeonatos ou taças. Perde-se um jogo e fica tudo em causa»

Arbitragens
«Sem querer falar de arbitragens, tenho de falar de critérios, para vocês pensarem. No ano passado, o Lisandro foi castigado por simulação num lance de grande penalidade. Antes, nunca tinha havido nenhum penalty, numa pretensa simulação. Depois também não houve. Tenho de concluir que o futebol ficou mais puro»
«No domingo, o Hulk foi penalizado com um amarelo num lance a meio-campo. Vamos estar atentos. Aos 23 minutos, com um amarelo, o Hulk passou a estar condicionado. Depois, entrou na área agarrado pelo João Pereira. O meu coração caiu, pensei que ele ia ser expulso por simulação na área. Espero que haja critério. No sábado, espero que o senhor Duarte Gomes, que está sob pressão, não seja condicionado como o Hulk foi em Braga.»

A nomeação do Duarte Gomes
«Espero que a equipa de arbitragem seja a segunda melhor equipa, a seguir ao F.C. Porto»
«Se falar alguma coisa sobre o jogo de sábado, vou aparecer como estando a fazer pressão sobre o árbitro. Quem deve ser pressionado é Vítor Pereira, quem tomou a decisão, não o senhor Duarte Gomes. A única coisa que quero são critérios. Vamos estar atentos à questão das grandes penalidades.»

Sobre o momento da equipa
«Em relação ao F.C. Porto, não condiciona nada a distância pontual para o Benfica e para o Sp. Braga. O F.C. Porto, em relação ao mesmo ciclo na época passada, tinha menos um ponto. Também já tinha perdido um jogo na Champions. O alarido, nessa altura, ia no sentido de fazer o F.C. Porto não sair do sítio onde estava.»
«Julgo que os adeptos do F.C. Porto estão habituados a ganhar e a estar atentos às coisas»
«Sempre acreditamos no nosso trabalho, somos muito fortes nessas questões. Temos de ultrapassar o tempo de apropriação de questões tácticas, de questões essenciais. Estamos ainda longe da equipa que queremos formar. Às vezes, uma derrota acelera esse processo. Nas dificuldades, ainda há maior disponibilidade. Estou seguro que vai acontecer assim.»

«Perder o Varela foi mau, foi péssimo, é mau para a equipa. Mas seria igualmente mau perder qualquer outro. É sempre mau perder jogadores, opções»

«Fico muito contente que a generalidade da imprensa seja muito favorável ao Belluschi. Há jogadores no F.C. Porto que ainda estão a evoluir, que são para determinados jogos. Quem decide sou eu»

Sobre o Sporting
«O Sporting continua a ser uma equipa forte, um adversário difícil. Teve apenas um mau início de época, que originou um caudal de críticas. Neste momento, já ganhou e para nós, o que interessa é a capacidade do Sporting, a sua carreira nos últimos anos. O que aconteceu no início da época, não nos interessa nada»

Sobre Hulk
«O Hulk está numa lavagem. Acho que já vos dei o exemplo. Na altura, disse que o Hulk impressiona muito mais os espectadores e a imprensa que os treinadores. De um momento para o outro, ele passou a ser um problema. Ele vai regressar e vai ser melhor jogador. Tenho a segurança que vai passar para um nível superior»

(in MaisFutebol)

Tal como já tinha dito o jogo é no sábado às 19h15, e tem transmissão na SportTv.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009
O Benfica-Sporting de domingo


Quando li um comentador de peso a comparar o duelo Sócrates/Ferreira Leite a um Benfica-Sporting, pensei logo: olha mais um que parou no tempo da Outra Senhora, em que os dois clubes de Lisboa alternavam os títulos à razão de três para os da Luz, um para os de Alvalade.

Mas depois do debate, dei por mim a pensar que a comparação afinal não era tão esfarrapada, e que o seu autor acertara, se calhar da mesma maneira involuntária que o relógio parado dá a hora certa duas vezes por dia. As palavras Porto, Norte e Regionalização não foram pronunciadas na única vez em que os dois candidatos a primeiro ministro estiveram frente a frente na televisão a disputarem os votos dos indecisos.

A bondade do TGV para Madrid foi esmiuçada, mas não se ouviu um pio sequer a propósito da linha Lisboa-Porto-Vigo, apesar dos estudos da firma britânica Steer Davies Gleave garantirem que ela não é só é viável mas também geradora de um benefício líquido superior a cinco mil milhões de euros. Na troca de argumentos desencadeada pela retórica retro anti-espanhola de Ferreira Leite, a única referência à linha para o Porto saiu da boca do ministro espanhol.

No Norte, o céu está mais carregado de nuvens do que no resto do país. Vivem aqui um milhão de pobres. Mais 300 mil que há três anos. A segunda região que mais contribui para a riqueza do país é mais pobre de Portugal – e uma das 30 mais pobres da Europa, ao lado de regiões romenas e búlgaras.

Apesar disso, nenhum dos candidatos achou que valia a pena desperdiçar o precioso tempo de antena do seu Benfica-Sporting televisivo a explicar como planeia combater a bolsa nortenha de pobreza e redistribuir de forma solidária a riqueza por todo o país.

Como portista e nortenho, olho para todos os Benfica-Sporting sem paixão, mas com interesses – prefiro sempre que perca o que ameaça mais perto a liderança do FC-Porto.

No Benfica-Sporting que se vai jogar no domingo é do interesse do Norte que perca quem se pronunciou contra a Regionalização e o TGV – e acha que “é preciso parar tudo porque não há dinheiro”, mas não incluiu nesse tudo o investimento de 2,5 mil milhões de euros na expansão do Metro de Lisboa nem a ruinosa compra de submarinos que nos fazem tanta falta como uma dor de dentes.

No Benfica-Sporting de domingo, o mal menor é que perca quem tem a mentalidade do espanhol dono de um cavalo que morreu após 15 dias de jejum forçado e se lamentou: “logo agora que ele se tinha habituado a viver sem comer é que morreu”. Domingo, é preciso evitar que ganhe a velha política do “pobretes mas alegretes”, que tem tanta possibilidade de ter sucesso como uma bailarina com uma perna de pau.

Jorge Fiel
Blogue Bussola
Esta crónica foi hoje publicada no Diário de Notícias
----

Pelas razões expostas acima já vale a pena votar.

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,