terça-feira, setembro 29, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje, em conferência de imprensa, a habitual antevisão ao encontro frente ao Atlético de Madrid, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O momento do jogo
«Não vou falar sobre o jogo com o Sporting, mas, obviamente, a vitória dá-nos um grande suporte de confiança e este é um bom momento para defrontar o At. Madrid»

O Atlético de Madrid
«É perigoso considerar o At. Madrid uma equipa frágil. Não podemos analisar o adversário só pela defesa ou pelo ataque. Mas mais do que explorar eventuais fragilidades do adversário, temos de acreditar nas nossas capacidades»
«O Atlético é uma equipa histórica. Participa na Liga dos Campeões por mérito próprio e compete no melhor campeonato do mundo. Pode ter demonstrado alguma debilidade, mas isso tem também a ver com a qualidade dos adversários.»
«Os adeptos do F.C. Porto devem saber que o Atl. Madrid é uma grande equipa, de um grande campeonato, e não uma equipa acessível. Este clube tem o privilégio de estar todos os anos na Liga dos Campeões e espero que a massa associativa aproveite isso.»

A fase de grupos da Champions
«Temos começado e acabado esta fase com jogos em casa, mas foi pelos resultados obtidos fora que conseguimos seguir sempre em frente»
«Esta é uma partida de grande importância, embora não seja determinante nem definitiva. Na teoria, e também na prática, o Chelsea e o Atl. Madrid são os adversários mais fortes do F.C. Porto, embora o APOEL tenha empatado em Madrid e esteja por isso também na luta»

O momento da equipa
«Todas as questões individuais passam pelo jogo da equipa. No F.C. Porto ninguém ganha jogos sozinho. Só a equipa projecta as individualidades. Foi assim no passado, tem sido assim esta época e será assim no futuro»

A lista de convocados pelo Prof. Jesualdo Ferreira para este jogo é a seguinte:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios: Dias, Tomás Costa, Guarín, Raul Meireles, Valeri e Belluschi;
Avançados: Mariano, Hulk, Falcao e Farias.


(in MaisFutebol)

Jesualdo Ferreira está como habitualmente a ter um discurso cauteloso. Sabe que a vitória deste jogo é um passo importante para o FC Porto, para consolidar uma posição de passagem aos oitavos de final porque o Atlético é o adversário que, na teoria, irá disputar com o FC Porto o outro lugar no grupo.

Colocar demasiada pressão nos jogadores, devido aos maus resultados do Atlético no campeonato espanhol seria um erro. Pela experiência que já tem de Liga dos Campeões. Jesualdo sabe que esta competição tem características diferentes dos campeonatos e que se joga sempre com outra intensidade.

De qualquer forma, e pelo FC Porto jogar em casa, uma vitória é o resultado que se espera.

Força FC Porto.