sexta-feira, setembro 18, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão ao jogo de amanhã frente ao Sporting de Braga. O FC Porto vai amanhã defrontar a equipa que se encontra em primeiro lugar do campeonato com 4 vitórias em outros tantos jogos e, em caso de vitória passará, o FC Porto, para o primeiro lugar.

Jesualdo falou do adversário, do caso do delegado, das outras equipas, do momento do Benfica, da comunicação social e sobre o jogo com o Chelsea.

O adversário
«O Sp. Braga tem praticamente a mesma equipa. Tem a vantagem daqueles jogadores jogarem juntos há muito tempo. Tem processos que não pertencem ao treinador, mas ao próprio clube. Não são só os treinadores que influenciam. Não falo de sistemas tácticos mas de uma mística e uma cultura fortes que já estão implementadas naquela clube. Não é de agora que o Sp. Braga vai em primeiro e ombreia com os grandes. Têm um bom treinador, uma estrutura muito profissional, conseguiu fidelizar os adeptos e é, neste momento, o líder indiscutível porque ganhou os quatro jogos»

O jogo
«Esperava defrontar o líder, mas com o mesmo número de pontos.»

O caso do delegado
«A semana passada fiz uma observação que, como é hábito, foi reproduzida da forma que interessa. Chegaram ao ponto de dizer que eu exigia saber o que ficou por dizer no relatório. Portando, agora, não vou falar mais nada. Quando passarem a escrever o que eu digo eu volto a comentar, se não entendem o que eu digo, o assunto está encerrado»

As outras equipas
«Tivemos sempre concorrência nos anos anteriores. A concorrência foi sempre igual, o que diferenciou é que ganhámos mais vezes. Até ao momento, neste campeonato, só há uma equipa que ganhou mais vezes do que nós. Nos outros campeonatos fomos sempre os que tivemos mais vitórias. Há três anos ganhamos com um ponto de avanço, há dois com 20 e o ano passado com quatro. Vai depender de nós continuar a ganhar mais jogos que os adversários»

O benfica
«O Benfica está mais forte que o ano passado, mas não digo que está mais forte que o F.C. Porto. Se repararem, temos os mesmos pontos, as mesmas vitórias»

A equipa do FC Porto
«Estamos longe dos patamares competitivos, de equilíbrio e consciencialização de equipa que queremos. Mas sinto que este grupo de jogadores pode crescer como equipa e ser tão ou mais forte que o da época passada»

A comunicação social
«Cada órgão de comunicação social faz o que entende. Não sei se não falam tanto de nós porque acham que o F.C. Porto, porque ganha mais vezes, não precisa ser falado ou porque já se habituaram a não falar do F.C. Porto»

O jogo com o Chelsea
«Não podia dizer que fomos uma equipa que não conseguiu jogar olhos nos olhos com o Chelsea»
«Disse a verdade que vi, mas perdemos e por isso não estamos satisfeitos, não gostámos, e [a exibição] não concede mais ânimo porque perdemos, ou seja, está fora de questão uma vitória moral»
«É bom que se entenda que aquilo que está para trás condiciona o que vem a seguir, isso é um facto, não contesto. Mas também temos de olhar para tudo o que fizemos até agora, não só para o que aconteceu em Inglaterra. E o que fizemos tem sido bom, apesar de estarmos longe do que queremos fazer no futuro. E espero fazer melhor do que fizemos antes.»

(in MaisFutebol)

Amanhã, devido a ter de marcar presença num casamento não vou conseguir ver o jogo com a atenção que este confronto merece. Nem sei se conseguirei ou não vert o jogo mas vou fazer os possíveis para que isso aconteça.
Espero um FC Porto amanhã com solidez e com a mesma raça que tem vindo a mostrar. Se isso acontecer a vitória será uma certeza.