terça-feira, julho 07, 2009

Portugal - Argentina, 2-3

"Num jogo em que Portugal esteve a maior parte do tempo no comando do marcador, a seleção argentina conseguiu dar a reviravolta total e acabar por vencer por 3-2, terceira e última jornada da fase de grupos. Portugal termina assim no 2.º posto do grupo C do 39.º Campeonato do Mundo, que se disputa em Vigo. Reinaldo Ventura e Ricardo Silva foram os jogadores em evidência na equipa das quinas, enquanto que do lado argentino, Pablo Álvarez foi o homem do encontro, ao apontar dois golos decisivos na vitória dos sul-americanos. Nos quartos-de-final, a seleção portuguesa vai defrontar a congénere francesa, que venceu o grupo D. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, às 20.30. Se vencer o encontro, nas meias-finais pode encontrar a Espanha, que medirá forças com a Suíça. Os restantes jogos dos quartos-de-final serão Angola-Brasil e Argentina-Itália."

(in Record)

As falhas na defesa foram o principal motivo pelo qual Portugal não levou de vencida a selecção da Argentina. Se durante mais de metade da primeira parte a selecção portuguesa jogou concentrada o suficiente para não dar espaços, no resto do encontro não se pode dizer o mesmo. A marcação aos argentinos começou a ficar mais mole e os espaços começaram a aparecer e com eles as oportunidades de golo. Mesmo no fim da primeira parte a selecção argentina não marca por muita sorte, a bola bateu literalmente na cabeça de Ricardo Silva.
Na segunda parte os espaços foram sendo cada vez maiores, com a selecção portuguesa mais preocupada em defender o resultado do que em querer dilatá-lo e como consequência ... sofre-se golo. Normalmente é assim no hóquei.

Esta derrota coloca Portugal na rota da Espanha, era no fundo isso que estava em causa neste grupo, o vencedor nunca se cruzava com a Espanha até à final. Ficando em segundo Portugal enfrenta agora a França, equipa que tem vindo a mostrar uma progressão muito positiva no seu hóquei em patins. Mesmo tendo um hóquei melhorado a França é um adversário que pode e deve ser derrotado, mas para isso Portugal tem de jogar como fez nos primeiros 15 minutos do jogo frente à Argentina, com posse de bola e a não falhar nas marcações.

Esta derrota tem de ser encarada apenas como uma pedra no sapato e se fizermos bem as contas até pode ser benéfico apanhar a Espanha nas meias finais.