segunda-feira, julho 27, 2009

Lyon - FC Porto, 0-2

"O F.C. Porto entrou com o pé direito na Peace Cup. Os campeões portugueses estrearam-se na competição com uma vitória sobre o Lyon (2-0) - partida do Grupo D do torneio. A formação orientada por Jesualdo Ferreira mantém o pleno em vitórias nesta pré-temporada: cinco jogos, cinco vitórias. O dragão não deslumbrou no seu teste «mais a sério», mas fez o suficiente para estar a um passo das meias-finais da prova. Hulk foi o marcador de serviço."

(in MaisFutebol)

O FC Porto não deslumbrou mas foi equipa q.b. para vencer de forma descontraida o Lyon. Após o golo inaugural o FC Porto foi sempre uma equipa estável a defender ao passo que o Lyon raramente criava lances de perigo junto da baliza de Helton. Sabendo que este era apenas mais um jogo da pré-temporada não havia necessidade de fazer mais, mas mesmo assim os lances de maior perigo foram sempre criados pela equipa azul e branca.

A defesa portista foi a que menos sofreu com as vendas e pelas prestações do Álvaro Pereira penso que está encontrada o substitudo de Cissokho. Mantendo a dupla de centrais esta equipa tem uma defesa sólida para atacar com naturalidade as frentes de batalha.

No meio campo também já existe alguma definição. Fernando e Meireles são uma certeza e Bellushi está a provar que tem lugar. Este último não sendo tão sólido a defender tem apresentado um bom toque de bola e uma visão de jogo útil para o ataque.

Na frente as coisas estão mais indefinidas. Hulk não é jogador para jogar na frente do ataque e mesmo tendo feito dois golos hoje ambos foram de movimentações mais naturais. Varela apesar de menos vistoso hoje do que no jogo frente ao Dínamo mostra que é opção válida para a lateral. Falcao pelo que mostrou no curto espaço de tempo que esteve em campo já mostrou que está em evolução. Por estes motivos, e ainda antes de começar a época, desejava que Jesualdo coloca-se em campo Hulk, Varela e Falcao. Apenas para ver o que ia dar.

Hulk foi eleito o MVP do jogo e, até pode não significar nada, mas quando ele guarda as energias para o jogo em vez de as gastar a discutir quando é ou não falta rende mais. Hoje reclamou menos e rendeu muito mais.

Segue-se nesta Peace Cup o Bessiktas (quarta-feira às 21h30) e em caso de vitória ou de empate o FC Porto fica em primeiro lugar do grupo e passa às meias-finais.
Importante é a consolidação dos mecanismos de jogo, mas uma passagem às meias-finais é sempre um bom prémio e uma tentativa de chegar mais longe.

"Quero agradecer a todos os adeptos e aos meus companheiros. Estamos todos a treinar muito e a dedicarmo-nos ao máximo. A pré-época está a ser muito forte, mas toda a gente correu e deu o máximo até ao fim. Assim a equipa fica mais forte. Se prefiro jogar no centro como hoje ou nas alas? A opção é do treinador. O que ele me pedir eu vou tentar fazer da melhor forma. Independentemente de jogar no meio ou nas alas vou dar o melhor para ajudar a equipa. Queremos ganhar o penta, que é o nosso objectivo este ano, e vamos dar o máximo para isso." (Hulk)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Frente ao Lyon - quem ouvisse os comentadores da Sport Tv, diria que estavamos a jogar contra uma equipa do Luxemburgo ou de Malta -, não fomos exuberantes, mas tivemos segurança, tranquilidade, qualidade e vencemos, com toda a justiça, um adversário, que apesar de não ter sido campeão na temporada anterior, tem, não nos esqueçamos, dominado o futebol francês.
Tendo por princípio, só fazer uma avaliação mais exaustiva, quando os jogos forem a valer pontos e troféus, penso que não cometerei nenhum erro grosseiro de análise, se disser, que apesar da saída de bons jogadores e com influência na equipa - Lucho, Lisandro e Cissokho -, temos um plantel mais equilibrado, com mais soluções e que vão dar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo. Por exemplo, para os três lugares da frente, o treinador tem 6 jogadores capazes de lutarem pelo lugar: Hulk, Varela, Rodríguez, Farías, Mariano e Falcao, permitem várias combinações e todas de boa qualidade. O mesmo acontece no meio-campo, com Guarín, T.Costa, Fernando, R.Meireles, Belluschi, Valeri - tem pormenores que não enganam acerca da sua qualidade - e a incógnita Prediger - espero vê-lo uns minutos frente ao Besiktas.

Atrás também estamos fortes e se não houverem surpresas de última hora, ficaremos com uma defesa de betão. Fucile, Sapunaru, M.Lopes e Álvaro Pereira para as laterais, Maicon, N.André Coelho, Bruno Alves e um Rolando cada vez mais jogador, para o centro da defesa, dão totais garantias e garentem que a casa vai ter alicerces seguros.

Na baliza, Helton não pode ter ou melhor, continuar a ter, aquelas distracções que às vezes nos causam tantos amargos de boca. Ontem voltou a ser displicente e ia dando barraca...definitivamente isso tem de acabar, sob pena de esta época, com a chegada de Beto, ficar a ver jogar.
- Helton, vais continuar a dar o flanco aos teus detractores?

Frente ao Lyon, dos "velhos" e dos que jogaram tempo que se visse, gostei de todos e até estava capaz de pedir ao Hulk para acalmar um bocadinho e ser mais discreto...- Givanildo, meu rapaz, tem calma, a época é longa e assim tu não aguentas!...

Dos novos: muito bem Álvaro Pereira a justificar a contratação - se Aly Cissokho não tivesse saído ia ser o cabo dos trabalhos para Jesualdo.
Bem Belluschi, que tem muito talento e quando estiver totalmente integrado vai ser muito importante. Sabe ter a bola, é forte no um para um, aparece bem na frente...não é Lucho, ou melhor, é diferente de Lucho, mas é um belo jogador.
Varela cumpriu e vai brigar, ninguém duvide, por um lugar e quem o quiser fazer sentar no banco, vai ter de trabalhar muito.
De Valeri, que jogou pouco tempo já disse tudo e N.André Coelho nem tocou na bola...
Falcao, gostei do que vi. Diferente de Farías - muito mais mobilidade -, o colombiano recepciona e segura bem a bola, tabela e pressiona bem, sabe aparecer a finalizar...vou querer ver mais, mas estou a gostar.

Um abraço

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,