terça-feira, julho 07, 2009

O que os motiva?

O que faz as pessoas colocarem em causa a sua integridade física por causa de um autógrafo ou simplesmente por causa de um contacto com aqueles que são os seus ídolos.

Se para mim já é dificil compreender por que 8o mil pessoas se deslocam a um local apenas para ver um jogador, e é apenas para ver porque não há jogo, não há golos, não há emoção do resultado, não há espectáculo, enfim não há nada que seja merecedor de se perder mais do que 10 minutos e nunca no estádio, mais dificil fica compreender porque há gente que depois corre o risco de levar "um par de pazadas" por causa de um autógrafo.
Será que é essa a gratificação que as pessoas procuram por ficar mais do que 12 horas à espera por um lugar no estádio? Será essa gratificação merecedora de tanto esforço?

Gostar de futebol é uma coisa, isso eu até compreendo, aliás eu gosto de futebol. Gostar de ver o jogador A ou B a jogar, eu também compreendo, também gosto de ver jogar uns mais do que outros. Agora perder imenso tempo para ver apenas um gajo dar uns toques numa bola e dizer meia dúzia de palavras, isso eu não compreendo.

Esta tarde alguém dizia que com todo este circo, toda esta mediatização da apresentação do Ronaldo, tinha dado publicidade suficiente ao Real Madrid que, a ser paga, dava para comprar 2 Ronaldos. É obvio que isso não é assim. Se o jogador não produzir, se não marcar golos, se a equipa não ganhar, o investimento nunca vai ter retorno. Nem com milhares de camisolas vendidas o retorno do investimento é feito por si só. O apoio de ontem pode não servir de nada se depois, com o decorrer da época, ele não estiver lá, da mesma forma incondicional que o foi, com o mesmo empenho cego que leva um adepto a arriscar levar umas cacetadas apenas por uma assinatura num pedaço de papel.

Os portugueses, na sua maioria, estão todos contentes por ser um jogador português a deter o recorde da transferência mais cara do futebol, do recorde de mais gente numa apresentação, e falam desse feito com um enorme orgulho.
Eu ficaria bem mais orgulhoso se esse jogador, ou qualquer outro, não tivessem esses recordes e se em vez disso pudessem ostentar o titulo de um campeonato da europa ou do mundo. Isso sim seria motivo de orgulho nacinal.
É que neste momento o único orgulho que vejo justificado é o da mãe que criou o filho.
E feliz pelo valor da transferência apenas consigo compreender que esteja o Manchester United e o Ronaldo pelo valor mensal que vai embolsar. Talvez daqui a uns tempos possa também estar feliz o Real Madrid, mas neste momento ainda não.

Quanto a nós, portugueses, bem nós não temos nada a ver com isso. O jogador não joga cá e para complicar ainda mais a coisa, esta transferência ainda lhe aumentou mais o ego e quando chegar a hora de jogar na selecção, de jogar com a camisola de Portugal, e receber por jogo aquilo que ele gasta numa noite de copos, nessa altura, bem nessa altura logo vemos, porque se tudo continuar como até aqui, enquanto todos não fizerem aquilo que ele já fez nunca vamos ser campeões (as palavras não foram bem assim mas no contexto ficava mal).
Por isso, pelas prestações menos conseguidas nos jogos da selecção, o que motiva os portugueses a falar com um tremendo orgulho na transferência de um jogador para o campeonato vizinho?

Afinal o que motiva as pessoas? Esta é uma resposta que cada um responde por si, mas eu continuo a não compreender certas motivações.

Tinha prometido a mim mesmo que não escrevia uma linha sobre a apresentação do Ronaldo, mas as cacetadas que vi alguns adeptos apanharem provocaram em mim este sentimento e tive de o colocar cá para fora.