sexta-feira, setembro 17, 2010

A surpresa.

«Fui contactado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol a solicitar-me meia dúzia de minutos de conversa e eu obviamente disse que sim, informando o Real Madrid desse encontro em que não sabia o que estava em causa, mas podia imaginar. O presidente da federação, de um modo muito objectivo e até emocional, pediu-me que, pelo facto de os campeonatos pararem durante 15 dias nesse periodo, (...) tentasse ajudar a Selecção nesses dois jogos decisivos, que podem abrir a qualificação ou afastar a equipa de vez do Europeu. Disse-lhe o que pensava. Primeiro, que não é um treinador que em dois ou três dias que pode ajudar muita coisa; depois que os jogadores têm de ajudar com espírito de missão e não apenas passear classe e prestígio ganha nos clubes; que a imprensa tem de estar unida à volta da Selecção; e por fim que os portugueses têm de encher estádios para empurrar a equipa. A minha ajuda seria muito limitada. No entanto, como tinha prometido há algum tempo que a Selecção era um objectivo meu daqui a 20 anos a full time com total disponibilidade e sem tipo de limitação e também que num momento de aflição eu nunca diria não. Não lhe digo não, porque não ficaria bem comigo próprio, com o meu orgulho de português. Mas não posso dizer que sim, porque sou treinador do Real, tenho um trabalho que me apaixona, que é para os próximos quatro anos. Entreguei à sua capacidade para conseguir persuadir o Real Madrid a decisão e coloco-me fora das conversas e das decisões»
(José Mourinho in MaisFutebol)

É com enorme surpresa que leio estas declarações do Special One. Pensava que o treinador do Real Madrid iria negar categóricamente o desafio proposto por Gilberto Madaíl. E tinha esse pensamento apenas porque pensava que ele, tal como eu, o achava absurdo.

Continuo a achar esta estratégia de contratação provisória um absurdo. Uma solução a curto prazo que, mesmo ganhando os dois encontros em causa, não asseguram a qualificação da selecção nacional ao Europeu de 2012. Ficaria sempre a faltar o resto, que teria de ser assegurado por um outro treinador.

Ou será que depois deste pedido se iria novamente a correr para o Mourinho a solicitar mais uma esmolinha? Uma esmolinha apenas para os próximos dois e assim por diante.

Ao que nós chegámos senhores. Façam um favor a todos e demitam-se.

Sem comentários: