quinta-feira, setembro 23, 2010

Fala AVB ...

André Villas Boas fez hoje a antevisão ao jogo do próximo sábado frente ao Olhanense. No seu jeito habitual o treinador portista falou sobre o adversário, sobre o momento da equipa e as vitórias que lhe estão associadas, das arbitragens, do novo seleccionador nacional e até teve tempo para elogiar, em certa medida, o treinador benfiquista.

Preparados para tudo

«O Olhanense pode ganhar ao FC Porto com duas organizações distintas: a jogar olhos nos olhos ou a partir de um bloco defensivo baixo, com saídas rápidas e agressivas para o ataque e apostando nas bolas paradas. Temos de estar preparados, na nossa organização, para contrariar essas duas formas de jogo. O Olhanense é terceiro classificado com mérito, mas gosto de equipas que se defrontam olhos nos olhos, seja com quem for. Foi assim que, na Académica, em ultimo lugar, defrontei todos os grandes e umas vezes saí-me bem, outras mal. Pode ser um jogo extremamente difícil para nós, se a abordagem for a de esperar o nosso erro. Não sou ninguém para criticar, é um estilo que leva à eficácia, mas não me agrada. A qualidade de jogo depende do que o FC Porto fizer, mas também do que o Olhanense quiser.»
O presente da equipa
«O FC Porto não é uma equipa invencível, comete lacunas como as outras. A perfeição é inatingível. Porém, a organização está estável e temos conseguido um número bom de oportunidades, reduzindo ao mínimo os lances de perigo do adversário. Temos um volume de jogo importante e há concretização, que se resume num número considerável de golos. Isso dá-me satisfação.»
A análise da arbitragem
«Penso que se está a abrir um precedente grave e estranho. Parece-me demasiado óbvio que a intervenção do Vítor Pereira vem na sequência do desapontamento de um clube e incide mais sobre lances de determinado jogo e a posterior suspensão de Olegário Benquerença. Um mau jogo de um dos árbitros pode acontecer com qualquer clube e não me parece que o encontro em causa tenha sido suficiente para abrir o precedente. No entanto, se foi um resumo das primeiras cinco jornadas, então que se faça também um levantamento à décima. Que se aborde todos os clubes e se tratem todos da mesma maneira. O Vítor Pereira pode dizer que é uma abordagem geral e de certa forma é. Se é para disfarce ou não, não sei. Se a fez pela pressão a que esteve sujeito nestas últimas semanas, parece-me um precedente bastante grave. Há-de chegar o dia em que nos sentiremos injustiçados, e se calhar vamos exigir o mesmo tipo de acção. Quem diz o FC Porto, diz outros clubes.»
Organização oleada
«Não se pode justificar estas cinco primeiras jornadas com erros de arbitragem. Parece-me que o FC Porto arrancou muito bem e que os outros ‘grandes’ e o Braga não arrancaram tão bem como no último ano. Não há que tirar mérito ao FC Porto pelo que tem conseguido. Numa opinião particular, o jogo menos bem conseguido foi com a Naval, mas criámos oportunidades que justificaram a vitória. Se isto vai ensombrar o resto das jornadas, isso depende da sequência de vitórias dos outros candidatos. O refúgio deles será sempre o mesmo e convém-lhes dar-lhe sustentação. O FC Porto não tem onde se refugiar, refugia-se na sua organização e a sua organização é forte. Permitiu-nos fazer 15 pontos nestas primeiras jornadas e esperamos que chegue aos 18 no sábado.»
Jorge Jesus
«Não posso distanciar-me do que sempre disse. Sou um apreciador das equipas montadas pelo Jorge Jesus e da qualidade do seu jogo, porque é um treinador que privilegia o espectáculo. Agora entendo que na competição não há amigos, há adversários que jogam as suas armas. Tanto mete pressão o Jorge Jesus no treinador do F.C. Porto, como o treinador do F.C. Porto mete no Jorge Jesus. Nesse sentido, é uma guerra à distância»
Paulo Bento como selecionador
«É uma óptima escolha. Ontem tive a irreverência de o saudar e meti a minha equipa técnica toda à sua disposição. Só lhe posso desejar as máximas felicidades. O Europeu está numa fase prematura, como o campeonato, por isso acredito que é possível o apuramento. O espaço de manobra é curto, mas o Paulo Bento sabe. Concordo quando ele diz que a selecção tem de dar tudo em vez de receber, nesta altura»
Já manifestei a minha vontade sobre o clube da terra onde estou actualmente a viver. Quero que o Olhanense vença todos os jogos do campeonato menos dois, o do próximo sábado é um deles :) Aos meus amigos olhanenses novamente as minhas desculpas, já sabem o que a casa gasta.

Sem comentários: