sexta-feira, junho 04, 2010

O novo treinador é ...

... André Villas Boas.

Contrariamente aquilo que estava à espera foi André Villas Boas quem assinou contrato, válido por duas temporadas, para treinar o FC Porto. Nunca escondi que pensava ser o Paulo Bento quem acabaria por ser o novo treinador, mas não foi.

Villas Boas ainda não tem crédito firmados no futebol mas por aquilo que tem vindo a fazer também pode ser uma excelente escolha.

A minha opinião é a de que todos os treinadores merecem uma oportunidade e, até prova em contrario, contam com o meu apoio enquanto adepto portista. Evito as criticas fáceis e dou tempo para mostrar trabalho.

Obviamente que num clube como o nosso um treinador tem de estar pronto para começar logo a ganhar, não existem periodos de habituação, pelo que é necessário, até pela posição do ano passado, começar o campeonato 2010/2011 na máxima força.

Para já, e por aquilo que consegui ler na imprensa desportiva on-line, o seu discurso é de ganhador, com o espirito caracteristico do FC Porto, e isso já é só por si uma boa entrada.

«O compromisso deste clube passa sempre pela vitória. Prometer faz-me muito lembrar 2002, quando um predestinado prometeu pela primeira vez. Agora promete-se só por prometer e há muitas que ficam por cumprir. Neste clube vence-se desde 1893, quero deixar a minha marca, quero vencer. Promessa cheira a mais do mesmo e a repetição. O compromisso será sempre ganhar.»

«Se calhar existe um impacto mediático exagerado. Fala-se da minha juventude e não das minhas competências. O que mais pesou na escolha do F.C. Porto foram as minhas competências e o meu perfil. Isso é mais importante do que debater uma série de situações que, para vocês, podem parecer negativas»

«As exigências de um clube grande envolvem risco. Sinto-me confortável com isso e tenho todos os meios que necessito à minha disposição. Vou aplicar a minha filosofia, uma filosofia particular. Acho que posso trazer um novo estilo de jogo e novas ideias. Foi isso que atraiu as pessoas também.»
«Ninguém está aqui para satisfazer o capricho de um rapaz. Chegar a um grande significa muito para um treinador. Há muitos que passam anos sem chegar a este nível.»

«Se calhar para muitos de vocês cheira a imitação e a clone e eu refuto completamente tudo isso. Acho que sou mais clone do Robson, tenho ascendência inglesa, nariz grande e gosto de beber vinho.»
«Qualquer um deles me marcou, de uma forma ou de outra. Marcou-me o Robson, partilhei muitas ideias e vivências, marcou-me o José Mourinho, cresci à volta dele. Marcou-me muita gente com quem trabalhei nesta casa, onde entrei aos 17 anos. A partir daí fui criando também as minhas ideias»

(André Villas Boas in MaisFutebol)

1 comentário:

papataças disse...

O AVB e a restante equipa tecnica têm todo o meu apoio... Todos eles portistas, jovens e com ambição! o facto de estar a chamar jovens para a pre-epoca é outro factor que me faz acreditar em mais uma época de sucesso e empatia com o tão exigente público portista!