quarta-feira, junho 30, 2010

Criticar apenas quando se deve

«Como capitão, actuei umas vezes em benefício do grupo e em prejuízo do meu. O capitão deve defender o grupo, defender os companheiros»

(Luis Figo in MaisFutebol)

Aproveito estas palavras de Luis Figo para lançar uma defesa a Cristiano Ronaldo.

Sim é verdade, vou defender o Ronaldo.

"Mas tu não criticas o Ronaldo?" podem perguntar vocês. Sim é verdade que sim, Critico o jogador enquanto elemento da equipa Portugal porque não consegue ser aquilo que é enquanto elemento de uma outra equipa qualquer, seja ela o Manchester ou o Real Madrid.

Não vou, ao contrário daquilo que tem sido feito hoje, criticar o jogador pelas declarações infelizes que fez no final do jogo frente à Espanha, nem vou criticar o jogador pela não passagem de Portugal aos quartos de final.

Se o fizesse estava apenas a fazer aquilo que sempre critiquei. O jogador não é "a" equipa é apenas mais um elemento da equipa. Se não fomos mais longe não foi porque ele não marcou foi, essencialmente, porque as escolhas não foram, por parte do selecionador, as mais correctas.

Não o foram quando estruturam a equipa em função do Ronaldo. Não o foram quando não tem a "coragem" para retirar o Ronaldo de campo quando não está a jogar bem. Não o foram quando retiram outros ou os colocam em outras posições que não as suas. Não foram quando lança para o exterior e interior que um jogador apenas é a alma da selecção.

Que o Cristiano não tem o perfil para ser capitão isso não é novidade. Mas também neste aspecto ele é o menos culpado. Não foi ele que decidiu ser capitão. Nem depois da troca de selecionador houve coragem para lhe retirar a braçadeira e a dar a outro. Nem depois das declarações do "se todos fossem como eu eramos campeões do mundo" lhe tiraram a braçadeira por isso não há que estranhar a pequena declaração de ontem.
Foi estranha mas não foi a sua pior, no que à selecção diz respeito, por isso não compreendo a necessidade de criar uma tempestade num copo de água.

1 comentário:

papatacas disse...

concordo plenamente contigo!