quarta-feira, maio 12, 2010

Profissionalizar? Para quê??

«A Liga paga 1188,1 euros por cada encontro da I Liga, 831,67 por jogos da Honra enquanto os quartos árbitros recebem um quarto destes valores. Na Taça da Liga e na Taça de Portugal os árbitros recebem de acordo com a divisão das equipas envolvidas. No caso da primeira, a tabela é a mesma aplicada nos campeonatos; na Taça de Portugal, os valores são reduzidos, praticamente, a metade: 560 em partidas de equipas da I Liga, 420 euros para os que envolvem emblemas da Liga de Honra.»

(in MaisFutebol)

A estes valores temos ainda de juntar os 400 euros mensais que são pagos para que os árbitros treinem (????). Feitas as contas um árbitro que apite com regularidade (30 jogos por ano) chega a ganhar mais de 30000 euros ano.

A pergunta que se faz é. Porque se paga tanto dinheiro para depois haver tantos erros durante um jogo de futebol.

Se tivermos em conta que uma época dura 10 meses (Agosto a Maio) os árbitros ganham em média 3000 mês, o que para o mundo do futebol até não assim tanto, mas para os ordenados médios é uma excelente quantia.

Profissionalizando o sector da arbitragem e pagando estes valores os árbitros podiam treinar toda a semana sem interrupção (400 euros para treinos dá para treinar toda a semana) e reduzir ao minimo as hipóteses de erro.

Sem comentários: