sexta-feira, maio 14, 2010

Fala Jesualdo ...

«Somos favoritos porque somos o FC Porto e o FC Porto entra sempre em campo para discutir o triunfo, seja num particular ou numa final como esta. Temos uma tradição e uma história que queremos enriquecer, mas sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível para sermos felizes no final. Para vencer a Taça de Portugal o FC Porto não pode esperar facilidades.»

«Vencer títulos é sempre importante para o currículo de treinador e jogadores e, acima de tudo, é o atestado de qualidade para o trabalho de um ano inteiro.»

«Muitas vezes são momentos de vitória que compensam o esforço, a pressão e o envolvimento de toda a temporada. Mas ainda não vencemos nada. Tivemos uma caminhada firme na Taça de Portugal que queremos culminar com a vitória sobre o Chaves, tendo em conta que o adversário, por tudo o que fez e pelo sonho que realizou, tem toda a legitimidade de pensar que pode fazer história.»

(Jesualdo Ferreira in Record)

O FC Porto está na final da taça de Portugal.
O seu adversário é o Chaves.

Estas duas afirmações têm sido comentadas como se estivessemos a falar de um acontecimento anormal. O FC Porto está na final da taça de Portugal, tal como esteve o ano passado e no outro, e como já esteve em muitos outros anos, sendo que sempre foi, sem abdicar de nada, um dos objectivos da época.
O Chaves está na final por mérito próprio, eliminou algumas equipas da Liga Sagres, e não é pelo facto de ter descido de divisão que vamos menosprezar o adversário.

É curioso o facto de ouvir os benfiquistas todos inchados a dizer "ganhem lá essa taçinha" e coisas do género, quando o ano passado a única coisa que ganharam foi a taça da "cerveja" (e da maneira que foi) e fizeram uma enorme festa. Nessa altura, e já este ano, as taças não são troféus menores?

O FC Porto sempre teve a taça como um dos objectivos e por isso é tão importante alcançar este como o era alcançar o campeonato.

Sem comentários: