domingo, maio 16, 2010

D. Chaves - FC Porto, 1-2

Está conquistada a 15ª taça de Portugal pelo FC Porto. O vencedor estava à partida anunciado (diziam) e apesar de todos os erros que a equipa cometeu o vencedor foi justo e o anunciado.

Neste que foi o último jogo deste época 2009-2010 o FC Porto foi mais uma vez igual a sim mesmo. Começou mal, tal como no campeonato, melhorou depois (outra vez igual) e depois tentou gerir, sem muita pressão, o que lhe causou ainda uns disabores de boca.

Diziam que já há 15 anos que a final da taça não se decidia por mais de dois golos de diferença. Hoje podia ter sido diferente, não fosse os falhanços dos jogadores do FC Porto, Hulk a encabeçar a lista e depois Falcao a ajudar à festa, e era mais um recorde que o FC Porto conseguia bater.

Uma nota para o árbitro da partida. Começou o jogo com um alvo, ou melhor, com vários. Os jogadores do FC Porto eram o seu objectivo. Marcou faltas quando não devia, amarelou por coisa nenhuma e depois quando os jogadores do Chaves bateram como se não houvesse amanhã não teve o mesmo critério. Felizmente a festa da taça não ficou muita manchada pela sua prestação.

Uma segunda nota para os comentadores da TVI. Conseguem ver a mão do Guarin no primeiro golo e falam dela como importante para o desenrolar do resto da jogada, mas não conseguem ver a mão do jogador do Chaves no lance do golo, nem após as repetições. A parcialidade da CS ficou mais uma vez demonstrada hoje.

Nota final para Jesualdo Ferreira. Algumas das más prestações da época podem dever-se a erros seus, outras não. Por aquilo que fez pelo FC Porto, por ter dado a cara pelo clube quando mais ninguém o fazia, por ter conseguido ser tri-campeão, por ter conseguido ganhar duas taças de Portugal, por ter conseguido chegar sempre longe na Liga dos Campeões, merecia cumprir o contrato até ao fim. Muito daquilo que o FC Porto é e foi também é devido ao seu trabalho. É sempre mais fácil atirar as pedras. Este clube sempre se pautou por não fazer o que era mais fácil, é altura de mostrar isso mais uma vez.

«Foi uma festa linda. Muita gente do F.C. Porto numa final que foi desvalorizada. Não se promoveu este jogo.
O que significa? Um trajecto muito bom que fizemos. Queria dirigir as primeiras palavras para o Chaves. Excelente equipa, excelente prestação. Nunca se atemorizou. Na primeira parte podia estar a perder por outros números. Com 2-0 acabámos por sair do jogo. O Chaves percebeu que podia discutir a taça, e por isso está de parabéns. Lamento que tenham descido, pois têm qualidade para se manter na II Liga.
A percentagem a nosso favor era muito grande. É o meu sexto troféu. Estou muito feliz por mim, e pelos jogadores.
A primeira parte ficou marcada pela quantidade de golos que perdemos. Acabou por ser uma situação caricata. A equipa hoje jogava também para o Falcão. Se fizesse 35 ou 36 igualava a melhor marca do F.C. Porto. Gostamos todos dele. A dada altura, sobretudo o Hulk, andava à procura do Falcao.
Falo do presente, e de uma competição que o F.C. Porto ganhou.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Sem comentários: