segunda-feira, fevereiro 02, 2009

XLIII Superbowl


Ontem foi noite de Super Bowl. Nos Estados Unidos é o dia em que tudo pára para ver a final do futebol americano, é o chamado feriado não oficial.
Estimava-se que cerca de 97 milhões de pessoas estivessem a ver o Super Bowl, e isto apenas nos Estados Unidos. Para terem uma ideia do número que se fala, nos Jogos Olimpicos a melhor assistência não chegou a metade deste valor.

E não é que foi mais um jogo daqueles que ficam para a história. Depois de no ano passado os Giants terem conseguido a vitória com uma jogado quase impossível e do último quarto do jogo ter sido impróprio para cardíacos, o jogo deste ano não ficou nada atrás.

Os intervenientes eram os Steelers vs Cardinals.
Os Steelers já tinham vencido o Superbowl por 5 vezes e tentavam fazer história ao vencer pela sexta vez. Os Cardinals entrariam para o pequeno leque de equipas que venceriam o Superbowl na sua primeira participação (apenas 3 equipas o conseguiram).
Frente a frente encontravam-se a melhor defesa (Steelers) contra o melhor ataque (Cardinals).
Estava lançado o mote para um excelente jogo.

Durante 45 minutos (3 quartos do jogo) as coisas pareciam estar definidas, com os Steelers a dominar o encontro e com uma vantagem muito confortável. Lideravam por 13 pontos de vantagem e nunca uma equipa tinha efectuado uma recuperação de mais de 10 pontos.

Mas ... as regras são para ser quebradas e ... a tradição já não é o que era.

Na entrada para a última parte os Cardinals executam uma jogada memorável, fazendo touchdown em apenas seis passes e em dois minutos (!!!!!!!). O jogo estava lançado.
Pouco depois os Steelers são demasiado pressionados e cometem um "Safe" perdendo dois pontos e a posse de bola.
Logo a seguir os Cardinals, através do seu melhor "runner", Larry Fitzgerald (eleito MVP do encontro) fazem novo touchdown, colocando a equipa na frente por 3 pontos, prestes a fazer história. Faltavam dois minutos para o fim do encontro.
Mas, como 2 minutos ainda é muito tempo para se jogar, os Steelers, conseguem novo touchdown, escrevendo assim o seu nome na história da NFL, como a equipa que venceu por 6 vezes o Superbowl

Um jogo memorável.

Adicionado a todo este espectáculo, ao intervalo Bruce Springsteen dá show em apenas 15 minutos.

Este ano não adormeci, vi todo o jogo e não me arrependo nada de neste momento estar cheio de sono.
Tal como tinha referido estava a torcer pelos Cardinals, e durante breves minutos saltei, festejei e pensei que a minha conta da Bwin fosse ter um aumento, mas afinal não.
Enfim ... o desporto é bonito por ser imprevisivel.

Sem comentários: