quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Sporting - FC Porto, 4-1

E pronto, o FC Porto foi mais uma vez eliminado da Taça da Liga, desta vez pelas mãos do Sporting e já nas meias finais da competição.

Durante todo o percurso da Carlsberg Cup o FC Porto, na minha opinião, nunca se mostrou muito interessado na mesma, jogando sempre com segundas opções.

É certo que esta equipa estava até à hora do fim do encontro em todas as competições que tinha entrado, e isso implica um enorme desgaste nos jogadores e a rotatividade do plantel é um "mal necessário" para o bem estar de todos e para a conquista de objectivos importantes. Também sou da opinião que para sacrificar alguma competição, entre todas as que o FC Porto se encontra a disputar, seria mesmo esta, a Carlsber Cup, competição que ainda não está devidamente enraízada e que ainda apresenta muitas lacunas.

Mas verdade seja dita, os jogadores que entraram ontem para o campo, não são uns quaisquer, são jogadores do FC Porto, com qualidade, com valor. Alguns dos que iniciaram ontem o encontro já foram primeira opção. E é por este motivo que acho o resultado um pouco pesado.
Sei que jogadores que não jogam regularmente ficam com os automatismo presos, as coisas que deveriam sair naturalmente não saiem. São as coisas mais simples, como saber para onde o colega vai passar a bola, saber quem é que marca quem, que definem a qualidade do jogo de uma equipa, e isso, a equipa apresentada ontem não tem. Lá está, porque não tem os automatismos.
Não tenho dúvidas de que a gestão do plantel, da importância dos jogos, daquilo que é mais importante ganhar está a ser bem feita. Sempre o foi e não é agora que não o vai ser.

Voltando ao jogo. Este foi o andamento do marcador:
9' - Golo FC Porto - Tarik
Livre no lado direito marcado de forma rápida, com Tarik a surgir na área a rematar cruzado, para fora do alcance de Tiago.
36' Golo Sporting - Romagnoli
Penálti
48' Golo Sporting - Romagnoli
Penálti
66' Golo Sporting - Derlei
Pereirinha cruza da direita e Vukcevic, com um toque de calcanhar, assiste Derlei, que atira para o fundo das redes.
80' Golo Sporting - Derlei
Remate muito bom do avançado brasileiro, que respondeu da melhor forma a um bom cruzamento de Izmailov.

Nota:
Esta nota está a ser escrita 2h30 depois do post ter sido publicado.
Passo a explicar. Fui almoçar e como de costume leio os jornais deportivos diários, que existem no restaurante.
Estou a ler as crónicas relativas ao jogo de ontem e vejo frases tipo, "FC Porto não respeitou a Taça da Liga".

Ora pergunto eu no alto da minha ignorância. O Liverpool quando veio jogar ao Dragão, já depois de ter garantido a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões veio com uma segunda equipa, com uma equipa alternativa. Quer isto dizer que o Liverpool não respeita a competição.
Ah, mas aí o Liverpool já tinha garantido o apuramento (dizem vocês). Sim é verdade, mas uma vitória na Liga dos Campeões ainda vale um pouco mais do que o título da Taça da Liga (digo eu).

Mais, não será a própria Liga a primeira a não respeitar a competição quando não coloca observadores aos árbitros nos jogos? Ou será que isto não é colocar a competição num segundo nível?

Sem comentários: