quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Carlsberg Cup

Hoje há afinal Taça da Liga. Depois de duas semanas envoltas em dúvidas, ficou finalmente decidido que se iam realizar os dois jogos relativos às meias finais da taça Carlsberg Cup.

O FC Porto joga frente ao Sporting em Alvalade e o Benfica recebe o Guimarães na Luz.

Relativamente ao segundo jogo, o Benfica já anunciou que vai jogar sobre protesto (????), quer isto dizer que vai a jogo e que se as coisas lhe correrem bem (se ganhar) não se passa nada e ninguém diz nada, mas se por acaso as coisas correrem mal (se perder) vai com o protesto para a frente, alegando que só conheceu o adversário nas vésperas do jogo e que por isso não teve o tempo suficiente para preparar o jogo e blá, blá, blá. No fundo é uma maneira de sacudir de antemão a água do capote, que é o mesmo que dizer que antes de jogar já todos estão desculpados de qualquer resultado que posso acontecer.

Toda esta confusão tem origem numa questão de interpretação (mas afinal isto é futebol ou uma aula de Português).
Nos regulamentos da competição está indicado que em caso de empate pontual, o desempate é por "goal average". Ora esta pequena expressão "goal average" significa na sua tradução "média de golos", mas no meio futebolistico (sim porque no meio existe um palavreado próprio) siginifica "diferença entre golos marcados e sofridos".
Ora o Belenenses, tendo ficado de fora das meias finais, após empate com o Guimarães, aproveitou esta pequena(!!!!!!) questão para colocar um recurso, alegando que a sua média de golos era superior (e por acaso até era).
Uma questão de fácil resolução em Portugal é um caso bicudo e como tal demorou duas semanas para se resolver, tendo ficado resolvida ontem, e apenas porque o jogo é hoje.
Em Inglaterra por exemplo já se resolveram os assuntos relacionados com a jornada que decorreu no fim de semana, ou seja, resolvem-se os assuntos dois dias depois. Mas cá não, que nós não gostamos de ser como os outros.

O FC Porto, que na minha opinião nunca deu muita importância a esta competição, e ainda bem porque existem outras mais importantes, vai a Alvalade com a com a segunda equipa. Deixa assim de fora deste jogo, a meio da semana, os seus jogadores mais influentes, de modo a que estes estejam na máxima força para o jogo de domingo frente ao Benfica para a Liga Sagres, que em caso de vitória deixa os dragões bem encaminhados para renovar o título de campeões.

De qualquer modo esta segunda equipa já deu mostras de conseguir praticar um bom futebol e vai de certeza fazer a cabeça em água aos jogadores do Sporting, e tentar colocar a equipa na final, que se deve jogar mais uma vez no Algarve (isso é que era, para eu ir outra vez à bola).

Vamos ver como as coisas correm.
Os dois jogos passam em directo na SIC. O Sporting-FC Porto é às 19h, e o Benfica-Guimarães às 21h15.

Ah! Uma chamada de atenção, apesar de saber que ninguém lê isto. Senhores responsáveis da Liga, para a próxima escrevem a porcaria dos regulamentos em português, que mesmo com o novo acordo ortografico, não dá tanta confusão.

Sem comentários: