sexta-feira, agosto 24, 2012

Transferências ...

O F.C. Porto vendeu Álvaro Pereira ao Inter de Milão por 10 milhões de euros. A transferência envolve ainda a possibilidade dos dragões lucrarem mais cinco milhões, que estão dependentes de determinado número de objetivos. (in MaisFutebol)

Álvaro Pereira foi vendido. Um bom negócio dizem uns, um mau negócio dizem outros. Nestas coisas do futebol nunca há acordo.

O lateral Uruguaio que actuou no FC Porto  durante 3 épocas, rendendo como poucos, chegando a ser classificado como um dos melhores laterais a actuar em Portugal, tinha ainda contrato até 2015 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões.

Ser vendido por 10 milhões é, para os que abominam o FC Porto um negócio de merda. O seu argumento é de que o jogador teve uma proposta a época passada de 22 milhões de euros.

A verdade é que esta proposta do Chelsea esteve apenas no "papel de jornal", nunca chegando a estar em cima da mesa de negociações. Ora não se concretizando a proposta, e apenas a proposta nunca o negócio, não se pode dizer que o negócio que agora se celebra seja mau.

O certo é que o lateral entra no top 25 das maiores transferências deste defeso. A titulo de curiosidade posso dizer que a 1ª é a de Lucas do São Paulo para o PSG por 43 milhões. Posso acrescentar que o avançado Ibrahimovic foi transferido do Milan para o PSG por 18.5 milhões (a 8ª).
Álvaro está no 25º lugar, com um valor semelhante de mais 3 jogadores (portanto todos a ser vendidos por 10 milhões).

Com a actual situação do mercado económico mundial (a crise leia-se) uma venda assim é boa.

Não, não são os 30 milhões da cláusula, mas, as cláusulas foram estipuladas na altura das "vacas gordas" e, como todos sabemos, muito inflacionadas.

Mais uma curiosidade. Fredy Guarin é neste momento, a 27ª transferência do defeso, ao ser vendido para o Inter por um valor de 9.7 milhões de euros.

E por falar em curiosidades. Cissokho, lembram-se dele?
Comprado ao V. Setúbal por 300 mil euros, vendido seis meses depois por 15 milhões e agora pode ainda render mais 1.2 milhões de euros ao FC Porto caso se confirme a sua venda para o Valência.

Ups ... ao que parece afinal o FC Porto ainda sabe fazer negócios.  E o mercado ainda não acabou, com o FC Porto ainda na linha da frente para potenciar mais jogadores.

Assim de repente não me lembro de ver noticias de vendas e encaixes financeiros de outros clubes que atinjam estes valores.

Sem comentários: