sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Fala AVB ...

André Villas Boas fez hoje a antevisão do jogo de domingo frente ao Sporting de Braga.

O treinador portista falou do jogo, do momento da equipa, da actuação de Hulk, da lesão de Falcão, do campeonato.

Que dificuldades espera do Sp. Braga?
«Este ano não assumiram a candidatura ao título, mas nós sempre os olhamos como tal. Para nós são um candidato ao título e vamos jogar com um candidato ao título.
É um adversário complicado e uma deslocação complicada. Vai ser um dos jogos de dificuldade mais acentuada desta Liga e que nos propõe um desafio difícil. É um vice-campeão que na última época teve um ano brilhante, não foi campeão na última jornada, e coloca-nos um desafio aliciante.
Tenho respeito máximo pelo que fizeram o ano passado e respeito pelo que estão a fazer este ano, porque estão dentro dos objectivos que o Domingos traçou. É um desafio difícil, mas que podemos e devemos ganhar.
O Sp. Braga tem um plantel extenso, trouxe o Kaká que é um jogador que aprecio bastante e opções não lhe faltam.»
A equipa está cansada?
«Tem tentado colar-se essa imagem, mas é falso. O que me parece é que a menor qualidade exibicional tem mais a ver com a concentração do que com o desgaste. Este F.C. Porto está óptimo fisicamente.
Os dois jogadores da selecção portuguesa jogaram os 90 minutos, ao contrário de outros, com um rendimento máximo absoluto e isso é fruto do trabalho que fazemos aqui.»
A Liga Europa?
«Nenhum jogador vai estar a pensar no Sevilha. Completamente. A focalização máxima é neste jogo com o Sp. Braga.»
O titulo está entregue?
«É tudo uma grande farsa. Todos os jogos são decisivos à medida que caminhamos para o fim. Estamos numa fase prematura da segunda volta. O F.C. Porto tem sete jogos fora de casa e quatro jogos em casa, este é o desafio que temos para a segunda volta e está completamente longe de ficar decidido em caso de vitória em Braga. Pelo contrário.
Essa questão já é colocada desde que perdemos os primeiros pontos em Guimarães. Até Guimarães o Porto construiu uma vantagem que não é muito diferente da que tem agora, em Outubro éramos campeões, até havia quem já tivesse abdicado de ser campeão e só lutasse pelo segundo lugar, tudo uma grande farsa.
Enquanto matematicamente o título estiver em aberto, vamos focalizar-nos nele até ao fim. Não me parece que esta seja uma fase particularmente importante, porque isso seria tirar importância ao que temos feito.
A equipa vem numa fase vitoriosa e estamos confiantes no nosso trabalho. Por vezes expressamo-nos com mais qualidade exibicional, outras vezes com menos qualidade, a exibição menos conseguida foi claramente a da Taça de Portugal, mas a equipa propõe-se a atingir níveis exibicionais elevados»
Como viu a actuação de Hulk na selecção do Brasil?
«A quantidade de talentos disponível para a selecção do Brasil é extensa e o seleccionador optou por fazer a alteração no período em que foi, enfim é uma coisa que não nos diz respeito.
Claro que Hulk poderá desejar sempre mais, mas já foi bom ter entrado, esteve na cara do golo e podia ter dado um novo rumo ao jogo. Penso que se sentiu satisfeito nesta posição de nove, em que tem sido utilizado também no F.C. Porto. Em cinco minutos teve rendimento.»
Falcao está apto?
«Vamos ver, há poucas probabilidades. Todos são opção desde que continuem a render no topo em treino. São opções que só vamos fazer amanhã.
Neste momento estão todos no topo, ontem fizemos um treino que me deixou muito satisfeito, hoje também treinámos no topo. Todos trabalharam optimamente. Claro que houve paragem para as selecções e houve desgaste acentuado de três jogadores, mas estão recuperados e estamos prontos.
Guarin ou Fernando?
«As opções ganham peso desde que treinem no topo. Há três jogadores que lutam pela posição, também já experimentámos o João Moutinho, mas são três jogadores para a posição contando com o Souza, que tem treinado muito bem e é uma hipótese forte.»
O jogo de domingo tem também a particularidade de, quando o FC Porto entrar em campo, já saber o resultado do seu principal adversário em Guimarães. Talvez isso sirva também como motivação para a equipa prosseguir a sua senda de vitórias.

O jogo é ás 20h15 e terá transmissão na SportTv.

1 comentário:

LDP disse...

O seu principal adversàrio nao joga em Guimaraes.