quinta-feira, janeiro 17, 2008

UPA - Unidos Para Ajudar

A ENCONTRAR+SE, em conjunto com diversos parceiros, implementa uma campanha anti-estigma / pró saúde mental, uma vez que o estigma associado à doença mental, põe em risco o tratamento e a qualidade de vida de muitas pessoas que passam por esta experiência, quer directa quer indirectamente. Em última análise repercutindo-se nas comunidades e na economia dos países.

O UPA - Unidos para Ajudar, cujo mote é "Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais", procura, de forma responsável e alegre, levar as pessoas a dar o pequeno passo que fará toda a diferença no entendimento e aceitação das doenças mentais. Este "levanta-te contra" é tanto dirigido às pessoas que não aceitam, adiam, negam e vivem em sofrimento por causa de uma doença mental, como para qualquer um de nós que ainda lida mal com esta realidade.

Entre Janeiro e Outubro de 2008, o UPA irá envolver alguns dos mais significativos nomes da música portuguesa. Todos os meses será lançada uma música que resulta da parceria entre duas personalidades marcantes da nossa música, a qual será alusiva aos temas propostos pela Encontrar+se, tendo sempre como ponto de partida duas palavras (ou atitudes...) antagónicas, procurando desta forma alertar para a necessidade de uma mudança de mentalidades na forma como a doença mental é encarada entre nós.
Serão dez temas que, um a um, mês após mês chegarão até nós.

O projecto musical foi concebido pelo Zé Pedro Reis (Xutos) em parceria com a Paula Homem e o Pedro Tenreiro, e terá a direcção artística e produção de Nuno Rafael, conceituado músico e cúmplice habitual de Sérgio Godinho.


Xutos e Pontapés + OIOAI

Pertencer

desapareço a vapor
fico fechado ao lado
sentindo-me só
passando despercebido

à garrafa agarrado
o meu nome é ...
desapareço ao teu lado
de fora fico a ver

as pessoas para onde vão?
dentro dos autocarros
levados são levados
comida por liberdade

o meu nome é João e vivo ao teu lado
o meu nome é Yuri do continente gelado
o meu número é zero nesta democracia
deixa-me pertencer eu quero pertencer-te

6 comentários:

Miguel disse...

Se formos solidários, este mundo poderá ser melhor ...!

Um projecto interessante ...
Vou dar uma olhda ...!

Um BOM FDS!
Um abraço da M&M & Cª!

Manuel Damas disse...

Uma visita retribui-se... com outra visita...
Gostei do que vi. Vou voltar.
Um abraço

C Valente disse...

A solidariedade ainda é uma das poucas coisas boas da sociedade
e é bem precisa
Saudações amigas com um abraço

navegadora disse...

obrigada pelo seu comentário e pela visita, volte sempre, eu também voltarei...

Maria P. disse...

Parece-me uma excelente iniciativa.

Um abraço*

Anónimo disse...

Bem que podia ser feito com alguma música bonita. Mas que música HORROROSA!!! Pelo amor de Deus, que coisa ridícula! Não há ninguém com vergonha em Portugal?? Que tal levarem a música ao próximo concurso da Eurovisão?