terça-feira, julho 03, 2012
Peidus ventus malignus est code via merdarum transitatibus...
Todas as dúvidas, as que sempre quis saber mas nunca teve coragem de perguntar, sobre peidos.
1. O que é o flato? Do que é feito?
O flato, do latim flatus, significa sopro e é uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus. É formado por parte do ar que engolimos, que é quase só nitrogénio e dióxido de carbono, pois o organismo absorve o oxigénio, e gases resultantes das reacções químicas entre o ácido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana. Ou seja, dióxido de carbono, hidrogénio e metano.
2. O que faz os peidos cheirarem mal?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfato de hidrogénio (gás sulfídrico) e enxofre na mistura. Quanto mais rica em enxofre for a dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no intestino e mais os peidos vão cheirar mal. Pratos com cebola, couve-flor e ovos são conhecidos por produzirem peidos mal cheirosos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente mal cheirosos.
3. Porque os peidos fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
4. Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para si determinar o volume diários dos seus peidos, mas pode estimar quantas vezes se peida. Pode fazer uma pequena experiência científica: anote tudo o que come e conte o número de vezes que se peida. Pode inclusive anotar sobre o seu cheiro. Descobrirá uma relação entre o que come, a quantidade de peidos, e o quanto cheiram mal.
5. Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?
Isso depende das condições atmosféricas, humidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas. Os peidos também se dispersam e a sua potência nauseante diminui com a diluição. Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada, como um elevador um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.
6. É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Não. Se elas estiverem vivas, peidam. As pessoas podem-se peidar até mesmo algumas horas depois de mortas.
7. Os homens peidam mais que as mulheres?
As mulheres peidam tanto quanto os homens. A diferença é que os homens têm mais orgulho disso.
8. Em que parte do dia estamos mais sujeitos a peidar?
Durante a manhã, principalmente quando estiver no banherio. Se o banheiro tiver uma boa ressonância, o peido pode ser ouvido na casa inteira.
9. Porque que o feijão faz as pessoas peidarem-se tanto?
O feijão contém açúcares que os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam aos nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás. Outros alimentos “amigos” dos peidos são: milho, pimenta, repolho e leite.
10. Para onde vão os peidos quando os prendemos?
Quantas vezes prendeu um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobriu que ele tinha "desaparecido" quando estava pronto? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sanguínea? O que aconteceu com o dito? Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o facto de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.
11. É mesmo possível "acender" peidos?
A resposta é SIM. Normalmente os puns incluem metano e hidrogénio, ambos são gases inflamáveis. Entretanto, deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode entrar para o seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de 25% das pessoas que o fizeram queimaram as bordas e os cabelinhos do ânus.
12. Porque que as meninas não assumem os seus peidos?
Acho que deveria começar por dizer que somente algumas meninas não assumem os seus peidos. A razão é cultural. Elas são ensinadas a pensar que peidar-se não é uma coisa que uma dama faça. É um grande erro pensar assim. Todas as pessoas emitem gases anais, inclusive a Rainha Elizabeth e as suas damas.
13. Cheirar diretamente um peido pode intoxicar?
Não se conhecem agentes tóxicos na flatulência.
14. É estranho gostar de dar peidos?
Não. Mas se a pessoa peidar-se numa quantidade que lhe traz problemas e infelicidade, deverá consultar um médico.
15. De que cor é o peido?
É incolor, porque os gases que o constituem são incolores. Imagine o quanto interessante seria se o peido fosse laranja, tipo dióxido de nitrogénio. Ninguém mais perguntaria de quem é o peido.
Vence o preconceito e a hipocrisia. Entende que é algo natural. Lógico que não se vai "falar" sobre isso em qualquer lugar. Discrição é necessário.
Podes não ter gostado do assunto, mas, no fundo sabes que aprendes-te mais um pouco sobre o corpo humano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário