terça-feira, agosto 28, 2007

70€ por duas batas e um chapéu!!!!!!!

O Diário de Noticias aparece hoje com um artigo, efectuado pela Proteste, que explica aos portugueses como se pode poupar até 700€ por ano nas compras do supermercado. É verdade que é por ano, e que são apenas contabilizadas as aquisições efectuadas nos supermercados, mas sempre são 700 euros.

A primeira coisa que pensei, mesmo antes de ler o artigo, coisa que já fiz mesmo sem sair de frente deste meu computador (a internete é maravilhosa), foi a de que as contas da poupança não iriam contabilizar de certeza a gasolina gasta nas deslocações entre os vários hipermercados, nem tão pouco o tempo gasto nas ditas compras se formos comparar todos os preços.

Já estou a imaginar a malta nos corredores dos supermercados, de bloco e caneta em punho a anotar os preços para depois fazer comparação noutro local. Ou então a fazer uma série de km para ir a outro local fazer compras e poupar ... o dinheiro que gastou em gasolina. Ou ainda fazer compras em vários hipermercados para ir poupando à medida que faz as compras, poupando sempre para a gasolina gasta.

Um destes dias estava uma individuo a falar comigo e a contar alegremente como se tinha deslocado, ele e a sua mulher, aos dois Modelos mais próximos dele (fizeram mais de 100 km) para trocar 4 lâmpadas, quando a cadeia de hipermercados fez uma campanha de troca de lâmpadas. Não passeou, não teve tempo em familia, para ir trocar, de borla, 4 lâmpadas. Enfim ... esperteza saloia.

Poupar é sempre um bom ensinamento. Poupar bem é ainda melhor.

Como dizia um colega meu, poupar não é para todos. Uma pessoa pode até não ir ao restaurante para não gastar muito e depois vai ao café e acaba por gastar o mesmo que se tivesse ido ao restaurante.

A minha filha vai agora para o infantário, local onde poupar não entra no vocabolário. A taxa é fixa e se quiser paga, se não quiser, deixe de trabalhar e fique com a miúda em casa. O que realmente me deixou fulo nem foi a taxa a pagar.
Estava a ler o artigo referido quando o meu telemóvel toca. Era a minha mulher.
- Estou.
- Olá. Já fui acertar as coisas no infantário da menina.
- Sim. E então, tudo certo.
- Sim. Olha já tive de pagar mais 70 euros.
- O quê? 70 euros, de quê?
- Duas batas e um chapéu.
- Mas essas batas são forradas a ouro o quê.
- Pois que queres que te diga.
(...)

E é assim a vida. E nem vale a pena refilar. Com estas coisas o cliente nunca tem razão. Com a escassez de locais para colocar as crianças se começarmos a refilar ainda ficamos sem a vaga e depois é bem pior.

Agora façam lá um artigo para ensinar a poupar nos infantários, porque poupar no supermercado, isso eu não preciso.

1 comentário:

C Valente disse...

è tudo tão simples, é só sacar ou pagas ou nada feito, Mas as coisa até não estão caras. Você é que ganha pouco.
(Recomendação seja gestor por conta do estado)
Saudações amigas