quarta-feira, agosto 22, 2007

Claques de Futebol - Super Dragões


A minha opinião em relação às claques sempre foi de que elas fazem e devem fazer parte do espectáculo que é o futebol. São elas que animam as equipas e as bancadas. Sem elas o espectáculo, só o seria a 75%.

O público que vai ao estádio dá o seu contributo, grita e puxa pela equipa em quantidade q.b., mas é efectivamente o fulgor daquela gente organizada, que ao entoar cânticos e ao gritar o nome da equipa, dá mais brilho e provoca aquela sensação de "pele de galinha".

Agora, umas das coisas que eu nunca aprovei, foi o facto de haver cânticos que, em vez de serem a favor da equipa são mais contra as outras equipas.
Muitas das vezes até o jogo nem era com essa equipa e lá aparecia o cântico, inclusivé na festa de campeão eu ouvi mais do que uma vez esse cântico ser entoado.

Nunca o cantei, primeiro por principios morais e depois porque não gosto de dar protagonismo a quem não merece e neste caso era o que estava a acontecer.

Hoje tive uma boa noticia, ou pelo menos assim espero, ao ler que o nosso presidente tinha solicitado aos adeptos portistas para não entoarem cânticos insultuosos.
A resposta fez-se ouvir na voz do líder dos Super Dragões:
"É o presidente e temos de o ouvir. Chega de dar valor a essa equipa [Benfica], esse cântico não faz sentido quando eles não são os nossos adversários”, afirmou, deixando a garantia para domingo: “De certeza que não vamos ouvir essas palavras.”" (in Record).

Gosto da resposta, gosto ainda mais da solicitação, ficaria a gostar ainda mais se realmente nunca mais ouvisse esse tipo de cântico, quer a equipa fosse ou não o adversário.

Na minha opinião puxar pela equipa é isso mesmo, pela equipa, e por isso nunca se deveria entoar nomes de outras equipas. Mas isso é apenas a minha opinião.

Gosto de dar a machada quando os adversários perdem, gosto de puder falar, porque o futebol também é um pouco isso, mas acima de tudo gosto do desporto em sí.

FAIR PLAY.

3 comentários:

C Valente disse...

as claques são manipuladas como todo o futebol, infelizmente o desporto rei, é só interesses e vicios
saudações

Mocho Falante disse...

Porque o importante é mesmo o espectáculo e não o ruido sujo que gravita à volta dele

abraços

Visão Caleidoscópica disse...

Pois é....
E hoje deram mais uma dentada nos Leões......
:))
Até mais.....