segunda-feira, janeiro 30, 2012

Gil Vicente - FC Porto, 3-1

Depois de São Petersburgo, Nicósia e Coimbra, o F.C. Porto voltou à clausura do fundo do poço. É um lugar escuro, desconfortável, terrivelmente húmido. Péssimo para qualquer organismo, insuportável para um candidato ao título. A época vai longa e os dragões conhecem demasiado bem esta sensação de penúria. Dá que pensar. (in MaisFutebol)
 
O FC Porto perdeu com o Gil Vicente. Este é o facto que fica para a história, é o resultado que conta, são os três pontos perdidos na luta pelo campeonato, é o aumentar da distância para o líder.
 
A equipa não jogou bem. Mesmo para um apaixonado pelo FC Porto, para uma pessoa que incondicionalmente puxa pela sua equipa, esta é uma verdade que tem de ser dita.
 
Mesmo não servindo de desculpa existem outras coisas que têm, e devem ser ditas.
 
1º (15m) - Não existe falta de Álvaro Pereira. Os dois jogadores levantam o pé à mesma altura para disputar a bola. O defesa do FC Porto não faz mais, nem menos, do que o atacante do Gil Vicente e por isso não deveria ter sido marcada a falta. ERRO.
 
2º (20 m) - Grande penalidade por Otamendi. O remate é feito em cima do defesa central do FC Porto, que apesar de não ter os braços junto ao corpo, não efetua um movimento para travar a bola. Os seus braços movimentam-se com o corpo na altura em que se defende do remate. Não há motivo para falta. CERTO.
 
3º (23 m) - Grande penalidade para o FC Porto e expulsão do defesa do Gil Vicente. Sem qualquer intenção de jogar a bola o defesa do Gil Vicente agride, com uma cotovelado Defur. O caso é mesmo de agressão. O médio do FC Porto teve de ser assistido e só quem não viu o sangue é que pode dizer que não foi agressão. ERRO.
 
4º (44m) - Grande penalidade para o Gil Vicente. Sim, é verdade que ela existe mas o que conta é que o avançado do Gil Vicente inicia o ataque em fora de jogo. A jogada deveria ter sido interrompida muito antes do lance da grande penalidade. ERRO.
 
5º (48m) Grande penalidade para o FC Porto. O guarda redes do Gil Vicente derruba Kléber. O guarda redes não joga a bola e derruba o avançado lolgo deveria ter sido marcado o castigo máximo. ERRO.
 
Volto a dizer que estes erros não servem, por si só, de desculpa para uma exibição tão má do FC Porto, numa altura em que era proibido falhar. A má colocação dos jogadores em campo para a segunda parte também ajudaram a que aquilo que deveria ter sido uma recuperação tenha virado uma complicação.
 
Com tanta PAIXÃO é dificil lutar pelo campeonato.
 
No dia anterior anulam-se golos regulares. Hoje validam-se lances irregulares. É assim que se faz um Benfica campeão. Tenham vergonha.

Sem comentários: