quarta-feira, janeiro 18, 2012

Exercício do exército

Ontem, quando fazia a habitual deslocação entre locais de trabalho, ao passar na aldeia de Santa Rita deparo-me com um cenário idêntico ao de um filme de guerra, mas daqueles antigos, da altura da 2ª grande guerra.
O cenário era tão surrealista que eu ainda comecei a procurar câmaras de filmar.

Depois de passar a aldeia de Santa Rita existe uma ponte,por cima da A22. Ao chegar a essa ponte dou de caras com alguns militares.
Junto a eles um cartaz que dizia “Check Point na ponte. Prepare I.D.”. Mesmo assim, com este misto de inglês e português.

Como é óbvio pensei logo que seria uma operação de fiscalização. Mas ninguém me mandou parar.

Em cima da ponte uma barricada. Mas uma barricada mesmo à filme. Uns paus cruzados, colocados estrategicamente na ponte para obrigar os carros e fazer uma gincana na sua deslocação. À entrada da ponte um soldado sentado no chão agarrado a uma metralhadora. No espaço da ponte vários soldados armados. No fim da ponte um outro soldado sentado agarrado a outra arma. Quando olhei para o monte à esquerda da ponte vi que havia outro soldado, com outra arma, como se fizesse o controlo da aproximação das viaturas à ponte.

A semelhança a uma cena de filme passava na minha cabeça a duzentos à hora.

Passei e ninguém me mandou parar. Apenas alguns militares levantaram a mão, como que a cumprimentar. Tipo um “Olá, obrigado por andares mais devagar. Vai lá á tua vida."

Durante o resto do percurso não pode de imaginar vários cenários, entre os quais uma passagem de alguém muito importante na A22 e os militares estavam a guardar a ponte. Um atentado a todas as pontes do A22. Um sem números se situações, todas elas hollywoodescas.

Quando efetuei a viagem de volta ia sempre pensando no que se estaria a passar na ponte. Não fiquei espantado quando verifiquei que o cenário ainda estava montado.

Foi com alguma tristeza, um misto de desilusão e de confirmação, que ao chegar de novo ao local e depois de parar o carro e abrir o vidro um dos militares diz: “Vá devagar que temos aqui uma espécie de barricada na ponte”.

Foi uma sensação de … “o quê???” …. “só isso????” … “é apenas um exercício????” … “não há atentados à ponte???...

Afinal era apenas e só um exercício.

Obrigado por terem estragado os meus cenários hollywoodescos.

Raios partam.

Sem comentários: