quinta-feira, outubro 28, 2010

Fala AVB ...

André Villas Boas fez hoje a antevisão ao encontro de sábado, frente à Académica.

Espectáculo de qualidade

«O FC Porto, como equipa, exprimiu-se de forma máxima no encontro com a União de Leiria, que foi muito agradável, em todos os sentidos. No sábado, vamos ter duas equipas que jogam olhos nos olhos e será sempre um jogo aberto. ‘Nuances’ estratégicas haverá sempre e as limitações a este ou aquele jogador serão sempre fundamentais. Espero um espectáculo interessante e digno de um duelo entre primeiro e terceiro classificado.»

Elogios à parte
«O FC Porto é uma equipa demasiado elogiada, quase na tentativa de nos dar como campeões à nona jornada. A partir dos jogos com o Besiktas e a União de Leiria, quis-se encaminhar a equipa no sentido do título, quando temos o segundo classificado a sete pontos e a distância até já foi de nove. Esses elogios podem transmitir uma mensagem enganosa. Estamos crentes na nossa qualidade de jogo, mas temos uma organização que precisamos de continuar a cultivar e faltam-nos várias deslocações complicadas. Temos de ir a Alvalade, à Luz e a Braga. Um FC Porto campeão à nona jornada é inaceitável, tal como um FC Porto campeão de Inverno. Interessa-nos um FC Porto campeão na última jornada.»

Chama viva
«O sucesso actual é enganoso, porque não se reflecte em objectivos atingidos. É uma posição confortável, mas já houve clubes com a mesma distância ou mais que recuperaram. Não quero que volte a haver adormecimento. Em Guimarães, já usávamos esta argumentação para continuar com a distância de nove pontos e acabou por não acontecer. No nosso pensamento, perdemos dois pontos por culpa própria, por adormecimento geral. Nesse sentido, e devido a essa experiência de Guimarães, vamos manter a chama viva e os jogadores alerta, para segurar a distância de sete pontos e tentar aumentá-la, depois, no ‘clássico’.»

Regresso a Coimbra
«Obviamente que a Académica está a ter um início fortíssimo, completamente diferente do ano passado. Acho que é o melhor arranque de sempre da Académica, que acrescentou jogadores de qualidade a uma equipa que já era forte. O Jorge Costa é um treinador astuto, que respeito muito e que tem um grande sentimento de orgulho pelo que tem vindo a fazer na sua carreira e pelo modo aberto como defronta as equipas grandes. É uma Académica que conheço bem, com um treinador de que gosto, e dá-me gozo voltar a um espaço onde vivi momentos excelentes.»

Hulk e a selecção brasileira
«No FC Porto, o Hulk está a potenciar o seu talento, como se vê, até porque o seleccionador do Brasil falou dele e a imprensa está atenta ao seu trabalho. A quantidade anormal de jogadores internacionais é uma realidade, dado o talento que o Brasil tem disponível. Quero que o Hulk se torne regular na selecção. Acho que, como já disse antes, ele estaria no Mundial se não tivesse sido castigado no ano passado. Hoje, as convocatórias seriam um hábito para ele.»

A opinião acerca de José Mourinho
«Parece-me claro, fácil de entender e meritório que o José Mourinho venha a ganhar novamente. Fruto da qualidade do seu trabalho e da regularidade anormal com que ganha. Demonstra que é um grande treinador, mas também um grande líder de homens, um grande comunicador e, na minha óptica, possivelmente, e de acordo com o que fizer na carreira, o melhor treinador de todos os tempos. Está ao seu alcance. Se continuar a exercer a profissão, parece-me que se encaminhará para se tornar o melhor treinador de todos os tempos de uma forma completamente meritória»

E os Dragões de Ouro?
«O Dragão de Ouro é importante para qualquer portista. Estar entre os eleitos não está ao alcance de qualquer um. Para que esteja ao meu, tenho de triunfar de modo absoluto e espero consegui-lo»

Os árbitros?
«Cabe-lhes a eles decidir, é uma questão que a eles lhes diz respeito, querem-se defender de uma situação que consideram lesiva relativamente à questão da formação dos mais jovens. É uma posição sensível e eu tenho uma opinião muito própria que não gostaria de partilhar, porque poderá ir contra outras opiniões. Acho que é legítimo, e se pretenderem tomar uma posição, que seja uma posição de força. Têm tanto direito de fazer valer os seus direitos como qualquer um de nós.»

(in site FC Porto; MaisFutebol)

Sem comentários: