sexta-feira, abril 16, 2010

A análise

«Não é uma boa época, porque queremos ganhar sempre tudo. Quando não o fazemos não é uma boa época»
«É sinal de que a nossa bitola está muito alta tanto em termos daquilo que desejamos como em termos daquilo que esperam de nós. Para mim é pouco e para os portistas também, mas esse sinal é bom, porque ganharmos dois troféus é pouco, para outros ganhar um é sinal de festa»
«Quero ganhar todas as provas em que entrarmos, nomeadamente o campeonato nacional. As competições internacionais também, por que não? Vamos lutar por isso, claro. Não há impossíveis.»

(Pinto da Costa in MaisFutebol)

Pinto da Costa fez ontem uma pré-análise aquilo que foi a época portista no que ao futebol diz respeito.

Contrariamente ao que muitos podem pensar a época não foi desastrosa, com um titulo já ganho (a supertaça) e outro bem encaminhado (a taça de Portugal), apesar de Pinto da Costa dar já este como garantido. É certo que o FC Porto não vai ser campeão, nem conseguiu ganhar ainda a taça da "cerveja", e que o acesso à Liga dos Campeões está neste momento trancado, mas ainda se conseguem alguns titulos e o acesso à Liga Europa está garantido.

Não damos excessiva importância às taças, sabemos que o campeonato e o acesso à Liga dos Campeões é o grande objectivo da equipa, mas também não vamos entrar em desespero.

A época foi realmente fraca mas não foi desastrosa. Fizeram-se más escolhas mas também se ganharam bons jogadores. Perderam-se jogos de forma dramática, levámos goleadas, mas também ganhámos da mesma forma.

Concordo com Pinto da Costa. Se estamos tão chateados por perder o campeonato é porque a nossa bitola está mesmo alta. E sinceramente prefiro que assim seja.

Sem comentários: