No sábado juntamos esforços e fomos efectuar uma limpeza sub da zona ribeirinha da Fuzeta. Os mergulhadores não gostam só de usufruir do mar, também se preocupam com o seu estado de limpeza.
A imersão não foi funda, nem esse era o objectivo. Foram 50 minutos a uma profundidade nunca superior a 3 metros. O objectivo era mesmo retirar a maior quantidade de lixo possivel da zona. E a tarefa até foi bem sucessida, retirou-se muito lixo, sendo que a sua maioria até tinha sido produzido por quem não o devia fazer, ou seja, os pescadores. Parece que têm o vicio de lançar para a água tudo aquilo que já não lhes interessa. Às vezes penso que eles não têm noção que este nosso mar deve ser preservado, ou corremos todos o risco de perder uma preciosidade, que para eles até é "ganha pão".
Não fosse a presença de muito limo, tanto que fazia uma cobertura compacta ao fundo, e até tinhamos apanhado mais porcaria.
Em terra estavam mais um sem número de voluntários que apanharam o lixo que havia na zona da praia e arredores, estava maré baixa, numa altura de lua nova (marés vivas), o que proporcionava uma grande área de trabalho.
Mesmo estando num mergulho, que de lazer nada tinha, ainda deu para ver umas coisas bonitas, pena mesmo o dia não ser para isso.
Mas como nem só de trabalho vive o homem, no final desta acção de limpeza fomos todos almoçar, num almoço de convivio, que deu para desanuviar e relatar vivências e experiências.
Foi uma experiência gratificante, a repetir no próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário