domingo, junho 10, 2012

Alemanha - Portugal, 1-0


Após a última exibição da selecção de todos nós no jogo frente à Turquia, o país ficou em dúvida. Eu fiquei em dúvida.

Para o primeiro jogo do europeu tinha-nos calhado em sorte a Alemanha. Um osso duro de roer.

Haverá melhor forma de dissipar as dúvidas de um país inteiro do que uma grande exibição? Eu adianto já a resposta. Não.
Mais do que um bom resultado uma excelente exibição faria de certeza o público fazer as pazes com a selecção que tanto adora. Sim, porque todo o português adora a sua selecção.

Mas, e haverá sempre um mas, a selecção de todos nós, a selecção que tanto adoramos não conseguiu, em campo, mostrar aquilo que tenta "vender".
Entraram em campo com medo, e com medo estiveram até à altura em que sofreram o golo, onde depois tentaram remediar o que já estava feito.

Ter respeito pelo adversário é bom e recomenda-se, mas ter medo é para os fracos. Uma selecção que quer ganhar o europeu (tal como apregoam) não pode ter medo de ninguém e é obrigada a derrotar todos.

Podemos sempre falar da bola do Pepe no ferro, ou da falha do Varela nos minutos finais, ou de como os defesas portugueses "abafaram" Gomez durante a maior parte do encontro, ou de mais meia dúzia de situações onde estivemos por cima, mas será apenas isso, uma meia dúzia de "ses" ... e isso não dá para ganhar.

Em 2004 também entramos a perder e frente à equipa que acabou por ser campeã da europa. Ontem disse o mesmo, que tinhamos perdido contra a selecção que vai ser campeã da europa. Espero que possamos estar na final, contra a Alemanha, e que este meu prognóstico falhe.
Mas em 2004 a moral era outra, o espirito era outro. Será apenas culpa das bandeiras nas janelas? Se a equipa não mostrar em campo mais vontade não há bandeira que lhe valha.

Sem comentários: