quarta-feira, junho 13, 2012

Portugal - Dinamarca, 3-2



Como eu gosto de estar enganado.

Afinal a seleção de todos nós sabe jogar à bola. A equipa hoje jogou. Jogou olhos nos olhos. E quando assim é tudo fica mais fácil. Jogou a equipa e mais uma vez não jogou Ronaldo (já lá vamos).

Um começo tremido fazia antever o pior. A partir do minuto 15, mais coisa menos coisa, veio ao de cima aquilo que de melhor podia vir, o conjunto, a união, a garra e a raça lusitana. Tudo ficou logo diferente.

Os dois golos em 10 minutos lançavam a equipa lusa para outros voos. Mas, ironia ou não, a nossa equipa tem medo das alturas. Não sabe ou não quer subir. Não quer estar no topo da europa. É a sofrer que a equipa se sente bem.

Uma falha defensiva (os defeas onde andavam) deu o primeiro golo dinamarquês, e depois na segunda parte, um Coentrão muito sozinho não consegue suster o cruzamento que encontra Bendter, sempre ele, para marcar o golo do empate.

Se no jogo da Alemanha Varela falha o empate, hoje o mesmo Varela (à semelhança de Pepe) não falha e coloca o resultado como devia estar, justo.

Jogo à parte. Mas que merda faz Ronaldo em campo.
Primeiro quero declarar o óbvio. O gosto que tenho por ele é relativo. O homem é bom jogador, mas nunca me conseguiu convencer quando veste as cores de Portugal.
Se pudesse colocava uma pergunta ao Paulo Bento. O homem tem algum contrato que o impede de ser substituido? O Ronaldo é o dono da bola e tal como quando era miúdo o dono da bola tem de jogar sempre se não ele levava a bola para casa e ninguém jogava?

Não esteve bem a atacar. Não esteve bem a defender. E quando um jogador não está bem só tem um destino. O banco. Não tenham medo, de bancos percebe ele, afinal de contas é a cara do BES.
Primeiro defensivamente. Nunca soube ajudar o Coentrão, prejudicando o seu colega e a equipa que sofreu que se fartou nos ataques por aquele lado.
A atacar não conseguiu e isolado, por duas vezes, fazer aquilo que tão bem sabe fazer (pelo menos no Real Madrid), ou seja, golos.

E depois, em vez de chutar para fora os comentários acerca do Messi, como tão bem sabe fazer com a bola, desmarcando-se do problema, ainda vem dizer que o argentino no ano passado estava na Copa America a ser eliminado e a não jogar nada.  Dá vontade de dizer: ó miudo deixa-te de merdas e joga, corre, sofre, sê como os teus colegas que realmente vestem a camisola e não andam a abanar os braços de cada vez que não lhe passam a bola.

Voltando ao jogo.
Está na altura de fazermos aquilo que tão bem sabemos fazer. Agarrar na calculadora e começar a fazer contas.
Se acontecer isto dá naquilo, se acontecer aquilo dá nisto, se acontecer cozido dá assado, se acontecer frito dá guisado. Enfim o costume.
Domingo falamos. E espero continuar a enganar-me.

Sem comentários: