sexta-feira, abril 27, 2012

Vendas por telefone

Durante todo o dia de ontem fui bombardeado, em várias horas do dia, com chamadas de um número não identificado para o telemóvel.
Como é minha prática comum, não atendo este tipo de chamadas.
Não porque deva alguma coisa, como já me perguntaram, mas porque se escondem a informação do número que chama é porque quem chama tem alguma coisa a esconder.

Ora já farto de ouvir o telefone a tocar, já no final do dia aceitei a chamada.

Eu: Estou.
Vendedor: Boa noite. Estou a falar com o Sr. marco Aurélio Ferreira?
Eu: Sim.
Vendedor: Fala ... (nem recordo o nome) do Barclays Card ...
Eu: (interrompi a conversa) Deixe-me poupar-lhe o seu tempo. Você que apresentar-me um produto, fazer-me uma oferta, vender-me qualquer coisa ... Não estou interessado.
Vendedor: Não está interessado porquê?
Eu: (penso sempre que alguém não percebe o significado da palavra NÃO) Não estou interessado porque não quero coisas que não estou à procura.
Vendedor: Mas este cartão não tem anuidade, só utiliza se quiser. É uma campanha que estão a fazer na sua área de residência (aqui estive tentado a perguntar qual a minha área de residência) e dentro da sua faixa etária, dos 21 ao 70 (LOL ainda bem que não perguntei nada)
Eu: De novo deixe-me poupar-lhe o seu tempo. Podia deixá-lo falar e no fim dizer o mesmo: não estou interessado. Mas assim você iria perder tempo, tempo que pode aproveitar para vender o seu produto a alguém que compre. Não estou interessado.
Vendedor: Muito boa noite então (pareceu-me algo cheteado nesta altura)

Eu entendo que as pessoas estão a trabalhar e que provavelmente ganham por cada venda que fazem. Também entendo que se não insistirem as pessoas não compram.
Mas quando telefonam para alguém que lhes diz logo à partida que não está interessado, deviam respeitar, dizer obrigado e boa noite e desligar.

Atitude teve o moço que me ligou a vender-me um qualquer pacote da TMN.
Outra vez já farto de ouvir o telefone a tocar com números não identificados lá atendi a chamada.

Eu: Estou.
Vendedor: Boa noite.
Eu: Boa noite.
Vendedor: Fala .... (nomes não é comigo) e estou a ligar da TMN. Temos um pacote ...
Eu: Deixe-me poupar-lhe o seu tempo ... Não estou interessado.
Vendedor: Posso ao menos dizer o valor?
Eu: Tem de dizer o valor?
Vendedor: Sim
Eu: Então diga.
Vendedor: O valor é de xx€. Obrigado e boa noite.

Para mim este individuo teve classe. Ouviu o cliente, percebeu que não iria vender nada, mas como tinha obrigação de dizer o valor lá disse o valor e desligou cordialmente a chamada.

Sei que os vendedores de produtos não lêm este espaço (será que alguém o faz LOL) mas vou deixar aqui um pedido:
Não me telefonem a vender nada. Eu não estou interessado.

Obrigado e Boa noite LOL

Sem comentários: