quarta-feira, janeiro 21, 2009

Por amor à camisola ...

Costuma dizer-se que hoje em dia nenhum jogador de futebol (ou de outro qualquer desporto profissional) joga por amor à camisola, joga sim por amor ao dinheiro que lhe pagam e se um qualquer clube lhe oferecer uma quantia superior à que aufere no momento nem pensa duas vezes e muda assim que tem oportunidade.

Pior ainda é quando a vontade de mudar se sobrepõe à vontade de jogar e amua quando não muda. Sitações destas acontecem todos os anos, com jogadores a deixarem de render quando não os deixam "sair" para outro clube onde iam ganhar mais.

O mês de Janeiro é para o futebol europeu o mês de abertura do mercado de transferências. É normalmente uma altura em que certos jogadores aproveitam para mudar de clube, embalados na onda das boas prestações que fizeram até então. Muitas vezes compram-se jogadores que depois se revelam um completo fiasco (mas isso são outras histórias).

A história de hoje é sobre Kaka. Jogador eleito em 2007 como o melhor jogador do Mundo, actualmente a jogar no AC Milan.

O Manchester City, clube inglês comprado por um qualquer magnata do petróleo (mais um a entrar no mundo do futebol) ofereceu 120 milhões de euros pelo passe do jogador e um aumento de ordenado ao jogador que iria triplicar o que actualmente recebe no AC Milan.

O AC Milan aceitou pensar na negociação e deixou que fosse o próprio jogador a decidir o que fazer. Não façam confusão, o clube italiano iria ter um encaixe financeiro de 120 milhões de euros pela venda do jogador. Para muitos clubes o valor em causa é mais do que todo o orçamento de uma época.

O jogador recebeu no último jogo todo o carinho dos adeptos que lhe "pediram" para ficar, e saiu do campo a chorar. Pensou-se que estava feita a despedida do clube e dos adeptos.

Mas nem todos são feitos da mesma massa. Uns, tal como Kaka, não olham apenas para os números. O jogador rejeitou a proposta dizendo que "ouviu o seu coração" e que "joga onde se sente bem".

São jogadores assim, com esta maneira de pensar, que integram o lote dos melhores do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Permite-me discordar...

Nao de que ele é um dos melhores jogadores do mundo... mas sim, do amor que ele tem pela camisola do AC Milan...

Porque, acredito, que se fosse um outro clube com maior projecção que o Man. City, ele (Kaka) não diria que não...

Ou por outra, espera o Man City ganhar a projecção que o Chelsea,
ganhou quando chegou la um russo a fazer o mesmo... O Chelsea era so mais um clube de Londres... e hoje todos os jogadores não rejeitam la jogar...

Defendo que se a mesma oferta tivesse sido feita por um Barça, R.Madrid...ou até mesmo o Chelsea o Kaka teria aceitado... Mas isto são suposições e a minha opinião...

Marcio