quinta-feira, setembro 18, 2008

FC Porto - Fenerbahçe, 3-1


Foi com uma entrada "à Dragão", com uma entrada de campeão, que o FC Porto iniciou esta participação na Liga dos Campeões.

No inicio do encontro eram vários os objectivos a "abater". O facto do FC Porto não conseguir vencer o primeiro jogo da competição nos últimos 5 anos, o de ter de lançar muitos nomes novos no plantel e novos nestas andanças de liga dos campeões, e o próprio Fenerbahçe que era o adversário da noite.

Assim que o jogo teve inicío deu logo para ver que o FC Porto estava com "ganas" de mostrar trabalho, e mostrou logo aos 11 minutos com o golo do Lisandro. Passados 2 minutos já o Lucho enviava a segunda bola para o fundo da baliza do Fenerbahçe, colocando assim o FC P0rto com a vantagem necessária para entrar em velocidade cruzeiro, que é o mesmo que dizer, em velocidade de apenas controlar, controlar o jogo, controlar o ritmo, e esperar pela falha para marcar o terceiro.
E o terceiro golo esteve a escassos centrimetros de acontecer, não fosse a "chapéu" do Lisandro ter saído por cima. Nesta altura ainda o Fenerbahçe não tinha efectuado um remate á baliza de Helton.

Mas, e existe sempre um mas, o FC Porto acomodou-se demais ao resultado e à exibição feita até aí, e aos 29 minutos, no primeiro remate à baliza do FC Porto, o Fenerbahçe marca o seu golo. Estava de novo relançado o jogo, pois a diferença minima é sempre um resultado dificil de gerir.

O jogo ficou repartido, com algum dominio na posse de bola por parte do Fenerbahçe, e o FC Porto ainda sofreu alguns calafrios durante a partida. O golo do empate esteve muito perto de acontecer em algumas situações, perto demais.

Aos 90 minutos, Lino que tinha acabado de entrar, e no seu primeiro remate faz o terceiro golo do FC Porto, dando a tranquilidade necessária para aguentar os minutos finais.

O resultado foi justo, o FC Porto fez mais do que o Fenerbahçe, não tinha era a necessidade de sofrer tanto. Os novos elementos do FC Porto ainda apresentam algumas dificiências ao nível da organização mas mostraram que estão no FC Porto para trabalhar e para levar a equipa o mais longe possível. Acredito que temos equipa.

As contas do grupo ficaram favoráveis ao FC Porto, porque o Dinamo Kiev empatou com o Arsenal. Fica assim o FC Porto com 3 pontos, Arsenal e Dinamo Kiev com 1 ponto, e Fenerbahçe com 0 pontos.

Segue-se o jogo com o Arsenal a 30 de Setembro. Pelo meio há Liga Sagres frente ao Rio Ave no Domingo.

"O F.C. Porto tinha a lição muito bem estudada e à saída das cabinas as coisas estavam bem mais frescas. Durante 20 minutos, fez um jogo excelente, ao ponto de ter parecido não haver Fenerbahçe. Fez dois golos, podia ter feito mais um, mas um certo deslumbramento e a fadiga natural provocada pela participação nos jogos das selecções ditou uma quebra. Tudo isto com cinco jogadores que se estreavam na competição de início." (Jesualdo Ferreira in site FC Porto)

1 comentário:

C Valente disse...

Soma e segue
saudações amigas