sexta-feira, junho 20, 2008

Portugal - Alemanha, 2-3


Acabou. Mais uma vez acabou o sonho de se conquistar o "caneco". Desta vez ficámos ainda mais longe, o que talvez até seja bom, porque assim o tombo não é tão grande.

A nossa selecção fica sempre com as vitórias morais e nunca com as reais. É sempre um "quase", um "se", há sempre uma desculpa para tapar os nossos erros, as nossas fraquesas, as más escolhas. Há sempre um culpado, mas nunca somos "nós".

A realidade da prestação neste Euro 2008, desde a sua fase de apuramento até este jogo dos quartos de final, é que Portugal podia ter dado sempre mais. No apuramento ficámos em segundo atrás duma Polónia que depois não apresentou nada. Na fase de grupos em primeiro mas com os mesmos pontos da Turquia. E agora perdemos frente a uma selecção Alemã, que mesmo com estatisticas contra, fez aquilo que tão bem sabe fazer. Defendeu com consistência e aproveitou friamente as oportunidades.

Ah mas o Balack empurrou o Paulo Ferreira no terceiro golo. É verdade, empurrou, mas também é verdade que o livre era a cópia do segundo e que o Ricardo, como se pode ver, sai da baliza de olhos fechados.

Ah e tal mas nós jogámos mais futebol. Também é verdade, mas o jogo dos alemães era mesmo esse, dar a posse de bola a Portugal e depois aproveitar os contra-ataques, e nisso eles foram melhores. Primeiro lance de ataque rápido dá o primeiro golo. O primeiro livre perigoso dá o segundo golo.

A minha opinião em relação ao Scolari e aos seus modos de actuar já é sobejamente conhecida. Nunca gostei dele.
Ah mas ele fez muito por Portugal, com ele conseguimos ir longe. Longe ... onde? No Euro 2004 fomos à final. No Mundial 2006 ficámos em 4º lugar. No Euro 2008 entre as 8 melhores. Sempre a cair e nunca a ganhar.
Agora que está de saida, para o Chelsea, lugar que desde Maio já estava assegurado e que foi comunicado a meio do campeonato da Europa, mostra que ele não é flor que se cheire e que há muito tempo anda a pensar nele e pouco em Portugal.
Só espero que o novo seleccionador não seja indicado por ele.

Acabou. Podiamos ter feito melhor ... sim podiamos.
Mas também podiamos ter feito pior.

3 comentários:

Belzebu disse...

Pois é meu caro homónimo, hoje não poderei estar de acordo contigo! O sentimento de ingratidão, tão próprio dos portugueses, não colhe o meu acordo! O estilo do Scolari nunca foi do meu agrado, até porque o puxa-saco típico dos brasileiros me irrita um pouco, mas há que reconhecer que foi alguém que deu um fim às Paulas e aos alhos nos balneários e às convocatórias por encomenda! Ok, não convocou o Vitor Baía e vai ser crucificado eternamente, mas deu-nos continuadamente, aquilo que nenhum outro deu!

Aquele abraço infernal!

mjf disse...

Olá!
Acabou o futebol??'Acabou a distração???
Então o Socrates vai continuar a levar...;=)

Beijcas

de.puta.madre disse...

Nada disso.
Fomos EnRatados pela Alemanha!

Explico:

A Alemanha fez bluff no Jogo com a Croácia. ( A Croácia também saiu mascarada, como se bem viu no jogo com a Turquia. E viva a Turquia!)

O Jogo - Alemanha-Croácia - ao qual prestamos a atenção errada ( o Scolari especialmente, ele e os jogadores) foi um jogo de engodo - foram simuladas falsas fragilidades, para mascarar as verdadeiras.

A Alemanha apostou bem! Mais vale uns Lusos-folgazões e semi-iludidos com as pseudo-fragilidades Alemãs ( Daí! O muito inteligente 2 lugar no seu grupo) do que uns Lusos-em-crescendo-de-confirmado-favoritismo-com-pózinhos-de-conquistadores-dos-mares-&etc. e mais perigoso: com a informação certa sobre o valor da Alemanha. BOM BLUFF!

Fomos ingénuos. Claro que as histórias dos frangos no quintal do Ricardo devem ter chegado à Alemanha. ( Não esquecer que o Ricardo tirou os 3 à Inglaterra!!!)

Conclusão: fomos EnRatados, puros e singelos Ratos na armadilha Alemã. Não é só o CR que está agora com o chupa a mão! ...
PS.: Foi um Ale-MANHA – Portugal. Viva a Turquia!