segunda-feira, junho 16, 2008

Suíça - Portugal, 2-0


71' - GOLO DA SUÍÇA...
Pepe afasta de cabeça mas a defesa portuguesa é apanhada em contra-pé com um passe de primeira de Derdiyok. Depois, Inler desmarca YAKIN que, só com Ricardo pela frente, envia a bola para o fundo das redes, fazendo-a passar por entre as pernas do guarda-redes.

83' - GOLO DA SUÍÇA...
HAKAN YAKIN não falha a grande penalidade e aumenta a vantagem helvética.

Foi desta forma, com uma derrota, que Portugal se despediu da fase de grupos do Euro 2008. É com uma derrota que Portugal vai agora preparar o jogo do "mata-mata" relativo aos quartos de final da competição.

O adversário conhece-se hoje, mas em principio toda a gente aponta que seja a Alemanha, mas todos sabem que a bola é redonda e que o terreno não é inclinado. De certeza que ninguém esperava o apuramento da Turquia depois desta estar a perder por dois a zero frente à República Checa, mas o que é certo é que esta apurou-se e com mérito.

Do jogo de ontem algumas opiniões. Não sou um "expert" no futebol, apenas um adepto do desporto e que tenta ver os jogos com a imparcialidade possível.

A equipa escalada para o encontro, que mesmo sendo a feijões deveria ter um desfecho completamente diferente daquele que teve, foi composta por jogadores que ainda não tinham jogado, ou que tinham jogado pouco. Não é o facto dos jogadores serem os "suplentes" que ditou a derrota, afinal trata-se de uma selecção, com os melhores do país e como tal todos deveriam ser bons. Se não são nem lá deveriam estar.

Vamos então colocar as pedras no terreno e verificar o que faltou a Portugal. O Ricardo estava na baliza, os laterais eram o Miguel e o Paulo Ferreira, os centrais o Bruno Alves e o Pepe. Até aqui tudo bem.
No meio campo tinhamos o Fernando Meira, o Raúl Meireles e o Miguel Veloso. Na frente tinhamos o Quaresma o Nani e o Postiga.

O que se pode verificar nesta equipa é que o meio campo é demasiado defensivo. O Meira é normalmente central e foi isso que fez durante todo o jogo, foi sempre mais central que médio. O Meireles e o Miguel Veloso são médios defensivos, com dificuldades na construção de jogadas de ataque. É verdade que são bons rematadores, mas nos chamados "remates de ressaca" (aquelas bolas que sobram nos cantos e livres).
Aquilo que faltava era de um verdadeiro número 10, ou de um médio com capacidade de construir ataques, de fazer passes a abrir os extermos para estes depois desiquilibrarem nas linhas. No fundo faltava o Deco ou mesmo o Moutinho.

Não se pode simplesmente lançar os jogadores para o campo e pedir-lhes que ganhem o jogo. Não se pode pedir que façam aquilo que não fazem durante todo o ano, pelo menos não se pode pedir que o façam bem.

Com a equipa estruturada desta maneira é fácil dizer que os suplentes não são tão bons como os titulares e dizer que Portugal jogou com a segunda equipa. A meu ver, quase todos os jogadores que jogaram ontem têm as mesmas qualidades que os outros (alguns até mais) mas quando colocados num sistema que lhes potencie essas qualidades. O que aconteceu ontem assemelha-se ao mesmo que se colocássemos o melhor do mundo numa equipa dos regionais, faria umas habilidades mas de certeza que não ganhava o jogo.

O Árbitro.
Por favor quem foi o "cromo" que elegeu este árbitro para apitar um jogo do campeonato da europa. O homem não tinha um apito, o homem tinha engolido o apito e de cada vez que respirava apitava.
Muitas vezes se fala no nosso campeonato que o árbitro quis ser o protagonista do encontro, este mais que protagonista queria ser o melhor em campo. O homem é mesmo muito mau.
Mas não foi por causa dele que Portugal não ganhou. Não vale a pena dar essa desculpa. O homem foi mau para os dois lados.

Segue-se agora, tal como já indicado, o jogo dos quartos de final. O adversário conhece-se mais logo.

Força Portugal.

Sem comentários: