sexta-feira, novembro 18, 2005

Greves


Nada tenho contra as greves, antes pelo contrário, acho que são a expressão dos trabalhadores pelo seu descontentamento em relação às condições de trabalho.

Ora aquilo que me deixa muito perplexo é fazerem-se greves em dias que colocam logo a causa em descrédito.

Hoje está agendada uma greve dos professores. Hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sexta-feira!!!!!!!!!!!!!!! véspera de fim-de-semana !!!!!!!!!

Mas quem é que acredita que a greve serve para reinvidicar alguma coisa. Pelo menos metade dos professores que fizerem greve estão a fazê-la porque assim ficam com fim-de-semana prolongado.

Senhores dos sindicatos, tenham paciência, e façam greve a meio da semana, para assim terem maior credibilidade nas vossas acções.

Atenção que isto não sou eu a ser má língua.

Raciocinem comigo. Os professores contratados estão longe de casa e loge da família (com a greve vão a casa satisfeitos), os professores efectivos aproveitam e vão passar o fim de semana em algum sitio diferente, sem a habitual confusão dos feriados nacionais.

Uma coisa é certa: parvos é que não são.

12 comentários:

Alberto Oliveira disse...

Se usarmos do argumento "pela via do descontentamente dos trabalhadores no momento actual, Portugal estaria paralisado de facto. Sendo que até os desempregados estariam em greve...

A verdade é que o tema, presta-se pouco a ironias, porque estão em jogo aspectos demasiados sérios e que têm sido tratados com alguma leviandade por ambos os "lados da barricada"; de um lado os sindicatos e professores, do outro, os sucessivos governos ao longo desta jovem?! democracia.

Os resultados são bem visíveis. A escolaridade mínima cái em flecha, o aproveitamento idem, idem e quem vai mais longe nos estudos tem poucas alternativas; ou está uns anos a trabalhar em áreas que não lhe "dizem respeito" e mal pagos ou dá o salto para fora do país.
Os executivos "baralham e tornam a dar" em políticas pedagógicas exemplarmente idênticas (só a cor partidária é que muda) e... o aparelho partidário garante emprego e regalias aos filiados, parentes e amigos.
Com este "universo" de exemplos (pela rama) quem é que pode ser padre numa freguesia destas?

Unknown disse...

Legível

Tens razão naquilo que dizes mas tens de ter em conta que não é por causa disso que esta greve está aí.
A greve acontece porque se aumentou a idade da reforma, porque se aumento o tempo de trabalho dos professores na escola (+ 3 horas) e eles não querem perder as regalias que têm.

Sei, por experiência própria, que o trabalho do professor não começa e acaba na escola, existem outras coisas para se fazer, mas ter um aumento de 3 horas no seu horário não atrapalha nada,em vez de 20 passam a ter 23 horas semanais !!!!!!!! ou em vez de 22 passam a ter 25. Já para não falar dos professores que têm redução de horário devido ao tempo de serviço. Sei o que muitos deles perdem: o tempo de explicação em casa e mais dinheiro para o bolso.

E reforço a ideia de que a greve á sexta feira não reinvidica nada.

Isabel Filipe disse...

Pois Marco, tens toda a razão.

Em relação à música.
Envia-me para
filipe.isabel@gmail.com

o teu endereço, que eu envio-te os códigos que necessitas para colocares música.

bom fim de semana
bjs

Ivone Medeiros disse...

Concordo plenamente contigo, imagina então a greve que foi agendada para os funcionários das IPSS e afins, ontem e hoje, quem faz greve numa quinta e sexta feira não quer reinvindicar os seus direitos mas sim ter um fim de semana super longo, por isso sou sincera não fiz greve.

I disse...

È curioso, hoje ja disse isso mesmo a tres pessoas: Os professores têem mais que razões para fazem greve e se eu fosse aqui enumera-las dava um post...ou dois! contudo sou ABSOLUTAMENTE CONTRA as greces oportunistas à sexta e à segunda...toda a razão que haja fica muito de rastos ...e é lamentavel que os sindicatos dos professores ainda não tenham tido essa iluminação...não abona nada a seu favor.

Unknown disse...

Eva

Essa greve é mesmo oportunista e ainda bem que existem pessoas que pensam como tu.

Obrigado pela visita e ruma aqui quando quiseres.

Unknown disse...

isabel

vou enviar-te o meu enderenço e obrigado pela atenção e disponibilidade.

Bom fim-de-semana

Unknown disse...

i&c

É isso mesmo que eu acho, mas é o sistema (tal como diria um ex dirigente de futebol)

segurademim disse...

... não percebi! os professores têm ou não razão para fazer greve? ou o que está mal é que seja à 6ª feira?
Pelo meu lado não gostava de generalizar, porque nesta classe profissional devem haver bons e maus profissionais!
Mas, nas suas práticas deviam dar exemplo, desde logo intergeracional... ou não?
-(reformas aos 52 anos? 22 horas de trabalho semanal? atestados para a frente e para trás? mil e trezentos professores sindicalistas? etc, etc... tenham santa paciência!!)

- e os resultados? têm avaliação de desempenho?

- e os alunos? e o abandono e o insucesso escolar? é por culpa do sistema??

segurademim disse...

... desculpa lá até me esqueci - vai um cházinho de limão?
Bom fim de semana :)

Unknown disse...

segurademim

ter ou não ter razão nem é o problema, o que chateia é as greves seram â sexta porque não dá seriedade ao contexto de greve.

E tu tens toda a razão nos argumentos que expões, é que são essas regalias que eles não querem perder.

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,